Filme "Bacurau" e série "Segunda Chamada" são destaques da APCA 2019

Na última segunda-feira, dia 9 de dezembro, a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) escolheu os melhores de 2019 nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão em assembleia que reuniu os críticos no Sindicato dos Jornalistas do Estado de S.Paulo.

Na categoria cinema, o destaque foi "Bacurau", que levou os prêmios de melhor filme e direção (Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho). Ives Rosenfeld e Pedro Freire, de "Aspirantes", assinam o melhor roteiro; Christian Malheiros, de "Sócrates", é o melhor ator; e Carol Duarte e Júlia Stockler, de "A Vida Invisível", dividem o prêmio de melhor atriz. "Democracia em Vertigem", de Petra Costa, foi eleito o melhor documentário. Por fim, o júri ainda concedeu um prêmio especial para "A Rosa Azul de Novallis", de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro. Votaram nas categorias de cinema Flavia Guerra, Luiz Carlos Merten, Orlando Margarido e Walter Cezar Addeo.

Já em televisão, o destaque ficou para a série "Segunda Chamada", produção da O2 para a Globo que faturou os prêmios de melhor série ou minissérie e de melhor atriz, para Déborah Bloch. Segundo a APCA, a melhor novela do ano é "Bom Sucesso" (Globo), de Paulo Halm e Rosana Svartman; o melhor ator é Flávio Migliaccio, de "Órfãos da Terra" (Globo); e a melhor direção é de Andrucha Waddington, pela terceira temporada da série "Sob Pressão" (produção da Conspiração para a Globo). Por fim, o título de melhor programa ficou para "Que História é Essa, Porchat?", produção do Porta dos Fundos para o GNT que ganhará uma segunda temporada em 2020; e o melhor jornalístico é o "Roda Viva", da Cultura. Votaram nas categorias de TV Cristina Padiglione, Edianez Parente, Fabio Maksymczuk, Flávio Ricco, Leão Lobo, Neuber Fischer, Nilson Xavier e Tony Goes.

Neste ano, a diretoria da entidade concede ainda o Prêmio Especial da APCA para a atriz Fernanda Montenegro, "por seu protagonismo na defesa da liberdade de expressão, representatividade e contribuição inequívocas em quatro categorias das artes contempladas pelo troféu: Cinema, Literatura, Teatro e Televisão".

A cerimônia de entrega do Prêmio APCA 2019 será realizada no dia 17 de fevereiro de 2020, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui