O serviço de streaming WaterBear, voltado à preservação do meio ambiente, desembarcou no Brasil nesta semana com seu catálogo gratuito de produções originais sobre sustentabilidade, biodiversidade, ação climática e moda sustentável. Uma delas é "Tree of Plenty", documentário realizado em parceria com Natura &Co sobre a Ucuuba, árvore amazônica ameaçada de extinção que se transformou em símbolo de abundância e fonte de geração de renda para as comunidades locais.
Criada por Ellen Windemuth, produtora executiva de "Professor Polvo", documentário vencedor do Oscar 2021, a WaterBear busca abrir caminho para a conscientização e ação coletiva por meio de conteúdos baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Desde seu lançamento no ano passado, a plataforma já produziu mais de 30 filmes e realizou a curadoria de mais de mil documentários premiados, que agora passam a ser disponibilizados em 194 países.
Neste ano, WaterBear e Natura & Co lançaram "Tree of Plenty", curta-metragem que destaca o papel fundamental da Amazônia no enfrentamento às mudanças climáticas e na conservação da biodiversidade global. Ao transformar a semente da Ucuuba em um produto inovador, a Natura gerou renda para comunidades amazônicas e estimulou a preservação ambiental. Só em 2016, uma área equivalente a 150 campos de futebol foi conservada na região com o aproveitamento dessa espécie na indústria cosmética.
"Estamos muito entusiasmados com a chegada da WaterBear ao Brasil, que passa a ampliar ainda mais a nossa missão de gerar impacto global por meio de histórias. Estamos ansiosos para seguir curando e produzindo documentários que se relacionam com as questões mais urgentes no Brasil e no mundo, empoderando as pessoas com soluções e ferramentas para fazer a diferença", diz Ellen Windemuth, CEO e fundadora da WaterBear.
Para Marcelo Behar, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos de Natura &Co, a parceria com a WaterBear representa mais uma oportunidade para transformar as metas de sustentabilidade do grupo em realidade e estimular as pessoas a agir. "A perda da biodiversidade é hoje uma das grandes ameaças ao futuro do planeta, ao lado das mudanças climáticas e o aprofundamento da injustiça social. O mundo se aproxima do momento em que a Floresta Amazônica chegará a seu ponto de inflexão, a partir do qual não conseguirá mais se regenerar. Por isso, é preciso agir rápido e coletivamente. Nesse sentido, a cultura é um vetor importante de transformação social. Esperamos que o lançamento global da WaterBear contribua para ampliar a conscientização e inspirar as pessoas à ação", afirma.
O público pode se inscrever gratuitamente na plataforma por meio do site oficial.