Já a Vivo tem cerca de 918 mil clientes de TV paga em fibra, e 207 mil em DTH (nesse caso a empresa, aparentemente, não tinha clientes na modalidade "livre"). De qualquer maneira, a operadora perdeu cerca de 60 mil assinantes em DTH entre junho e novembro de 2021, e a base de fibra ficou praticamente estável.
A OiTV tem cerca de 90 mil clientes de TV paga em fibra, mas o número de clientes em DTH é absolutamente impreciso: cerca de 3,3 milhões, contra apenas 1,75 milhão antes da mudança de metodologia da Anatel, em junho de 2021. De qualquer maneira, desde então é possível afirmar que a OiTV perdeu cerca de 200 mil clientes em DTH.
O caso da Sky também mostra distorções. Em junho de 2021 a operadora tinha 4,03 milhões de clientes em junho de 2021. Com a nova metodologia da Anatel, passou a ter 4,76 milhões computados, e desde então perdeu 11 mil clientes. Também não aparecem ai os dados de acesso da DirecTV Go, que teria chegado ao final de 2021 com algo próximo de 100 mil clientes, segundo estimativas de mercado.
Entre operadores de pequeno porte, o total de assinantes de TV por assinatura é de 348 mil, sendo cerca de 200 mil em redes de fibra. A perda entre junho e novembro foi de cerca de 5 mil acessos.
Perda já supera 2020
Considerando as perdas de clientes das grandes e pequenas operadoras entre junho e novembro e descontados os "ganhos" decorrentes da metodologia da Anatel, é possível dizer que o número de assinantes de TV paga em novembro de 2021 estivesse em torno de 13,3 milhões de assinantes, uma perda desde janeiro de 21 de 1,36 milhão de assinantes. É um número bem maior do que toda a perda de base em 2020 (quando o mercado perdeu 830 mil assinantes) mas ainda inferior à queda de 2019, quando a perda total foi de quase 1,8 milhão de clientes. Lembrando que faltam os dados de dezembro para completar o balanço e que nesses números não aparecem os assinantes conquistados nos modelos OTT.
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