Para celebrar a Semana de Arte Moderna de 1922, a TV Cultura exibirá nesta quinta, 13, às 23h, a nova série “Aqueles Dias”, que tem criação e direção geral de Helio Goldsztejn, em parceria com o diretor Beto Marques e Thaís Taverna, que também assina a fotografia. São quatro episódios, que serão exibidos no formato de um por dia, entre os dias 13 e 16, sempre no mesmo horário.
Exibida pela primeira vez em TV aberta, “Aqueles Dias” fez sua estreia na seleção oficial da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. A série foi filmada integralmente em São Paulo, em locais emblemáticos da cidade, como o Theatro Municipal, o Palácio dos Campos Elíseos, o Casarão Histórico da Rua Conselheiro Nébias, o Largo da Memória e o Parque da Luz.
Os últimos anos da década de 1910 foram marcados por eventos que moldaram o mundo. Uma Guerra Mundial, a gripe espanhola, as primeiras greves e mudanças do campo para a cidade. Ambientada entre 1917 e 1922 no Brasil, “Aqueles Dias” explora a influência desse cenário em figuras como Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral, mostrando suas relações, paixões e rivalidades. São histórias humanas, contadas também através de postagens nas redes sociais dos personagens.
O roteiro de Arthur Warren e Fábio Brandi Torres permite que no início do século XX os artistas tenham acesso à internet enquanto são conduzidos por uma mulher trans, mestre de cerimônias, que sabe o que acontecerá cem anos depois. Assim, a série traça paralelos entre os jovens modernistas do passado e os dilemas vividos pelos jovens de hoje.
“Aqueles Dias” foi produzida pela B2 Produções, com coprodução da Lira Filmes e Núcleos Criativos. A série foi realizada por meio de leis da Ancine, Lei Rouanet e Proac, com o patrocínio do Itaú e Rede, União Química, Galp e Fundo Verde.