O canal Arte1 estreia, nesta quinta, 13, às 20h30, a série "Arquitetura Hoje!", que explora a diversidade da arquitetura brasileira e o legado da cultura afro-brasileira na construção do país. Com cinco episódios semanais, a produção visita diferentes regiões do Brasil para mostrar como a arquitetura e o urbanismo são influenciados pela cultura afro-brasileira e como isso impacta o dia a dia das pessoas.
A série é apresentada pela arquiteta e pesquisadora Gabriela de Matos, que conduz entrevistas com especialistas e explora a riqueza da arquitetura brasileira. "Estivemos na Bahia, em Minas Gerais e São Paulo para registrar como pensamos a arquitetura de modos bem diferentes, segundo cada característica cultural presente nos territórios", conta Gabriela.
A produção é da Na Laje Filmes e conta com direção de Pedro Urizzi. "Ao priorizar a oralidade e a escuta ativa, buscamos traduzir em imagem e som a ideia de que habitar é um ato coletivo no espaço físico e no cinematográfico", explica Urizzi.
Cada episódio aborda um tema específico, como a colonização, a ancestralidade, os sistemas construtivos ancestrais, a nova arquitetura do Sul global e a arquitetura hoje.
Episódio 1: Colonização e o processo de invisibilização da cultura
Gabriela de Matos visita Salvador e desvenda de que forma os símbolos imateriais da cultura africana se relacionam com a arquitetura e o urbanismo no Brasil. O episódio conta com entrevistas com o arquiteto e professor Fábio Velame, a arquiteta e pesquisadora Vilma Patrícia e o diretor do afoxé Filhos de Ghandy, Xiko Lima.
Episódio 2: Ancestralidade e patrimônios arquitetônicos e urbanísticos afro-brasileiros
A arquitetura de terreiro e as contribuições afro-brasileiras para a formação da arquitetura brasileira são abordadas, em conversas com Vilma Patrícia, o babalorixá Pai Wilson, o artista plástico Rodrigo Siqueira e o arquiteto pesquisador Paulo Tavares. O professor Henrique Cunha detalha as contribuições da diáspora para a arquitetura global. O episódio também destaca a visita ao pavilhão da Bienal de Veneza em 2023, idealizado por Gabriela de Matos e Paulo Tavares, vencedores do prêmio Leão de Ouro pela Melhor Representação Nacional.
Episódio 3: Sistemas construtivos ancestrais
O destaque do episódio é a participação de Lucio Ventania, mestre bambuzeiro criador do Cerbambu (Centro de Referência do Bambu e das Tecnologias Sociais) e do arquiteto cabo-verdiano radicado no Brasil, Kijani. Eles convidam a equipe a visitar uma impressionante construção feita por eles na cidade de Lençóis (BA).
Episódio 4: A nova arquitetura e urbanismo do Sul global
Os arquitetos e urbanistas Guto Requena e Marcos Damon, juntamente com o arquiteto e pesquisador Fernando Túlio, refletem sobre como os países do Sul global vêm se tornando referência em diversas frentes da arquitetura, como tecnologia, sustentabilidade e planejamento urbano.
Episódio 5: Arquitetura hoje
O episódio final aborda soluções coletivas para a melhoria do urbanismo em comunidades carentes, com entrevistas com Ester Carro, do projeto Fazendinha, em Paraisópolis (SP), e Carina Guedes, do projeto Arquitetura na Periferia (BH). Henrique Cunha aponta possibilidades sustentáveis e os caminhos futuros para uma arquitetura mais acessível, que utilize conhecimentos ancestrais e tecnologias inovadoras para o bem-estar coletivo.
"Arquitetura Hoje!" vai ao ar às quintas-feiras, às 20h30, no canal Arte1. A série também estará disponível no Arte1 Premium, Arte 1 Play, Arte1 Play – Looke e New Brasil Plus.