Plataformas
11/03/2016, 11:36

Netflix quer mais produções brasileiras

O vice-presidente de conteúdo original local da Netflix, Erik Barmack, falou na abertura do último dia do Rio Content Market, nesta sexta 11, no Rio de Janeiro. Ele falou sobre algumas produções originais que a plataforma vem fazendo ao redor do mundo, inclusive a brasileira "3%", e disse que a empresa está aberta a receber projetos e quer ter novas produções feitas no país. Barmack conta que a ideia é ter produções não necessariamente faladas em inglês, usando os diretores e talentos locais e voltadas ao público local, mais distribuídas globalmente.

A Netflix tem hoje, conta, sete projetos em andamento no México, Brasil, França, Itália e Alemanha, e ele diz que a plataforma será ainda mais agressiva em suas investidas internacionais. "Queremos produções que tenham uma atmosfera diferente, que saiam do padrão tradicional dos estúdios americanos", disse.

A primeira produção local da Netflix foi "Club de Cuervos", produzida no México em 2015 pelo diretor Gaz Alazraki. "A ideia era fazer uma série com pegada de série premium de TV por assinatura no México". A série foi distribuída em 20 idiomas. Para 2016 o destaque é a brasileira "3%", dirigida por Cesar Charlone e que tem no elenco Bianca Comparato e João Miguel, com produção da Boutique Filmes.

A Netflix está produzindo ainda uma série na França, "Marseille", com os atores Gerard Depardieu e Benoit Magimel. "Tem uma atmosfera de filme francês", conta Barmack. A estreia global será no dia 5 de maio.

No México a plataforma produz agora "Ingovernable", com a atriz Kate Del Castillo, um thriller falado inteiramente em espanhol, com uma pegada de novela mexicana, mas reduzida para 16 episódios.

Para 2017 estão programadas a produção italiana "Suburra", um drama criminal da Cattleya Productions, a mesma do filme e da série "Gomorrah", e ainda a primeira série da Netflix produzida na Alemanha – "Dark", thriller do diretor Baran Bo Odar.

Segundo Barmack, o que a Netflix busca em suas produções originais é uma combinação de um grande apuro visual e estético com uma boa história. É importante também, disse, que haja possibilidade de novas temporadas, e não seja apenas uma história fechada.

Barmack: Netflix não baseia suas decisões de produção na análise de dados, como se acredita

Barmack: Netflix não baseia suas decisões de produção na análise de dados, como se acredita

Ele disse que é mito a história de que a Netflix baseia as suas decisões sobre produções originais apenas nos dados recolhidos dos hábitos de uso dos assinantes. "Disseram muito que 'House of Cards' foi feito inteiramente baseado em decisões tomadas em cima do banco de dados. Não é verdade. O que fazermos a usar os dados para testar e medir as chances de que aquilo que estamos fazendo dará certo. No caso de '3%', por exemplo, nós sabemos que o público brasileiro gosta de ficção científica. Isso nos ajuda, mas faríamos a série de qualquer forma, independente dessa informação".

Em "Marseille", conta, havia uma dúvida do diretor e da empresa se o personagem de Depardieu deveria ter um tom mais rude ou mais suave. As pesquisas feitas pela Netflix apontaram que o público não gostava de personagens muito rudes mas o ator disse que faria assim do mesmo jeito e a empresa aceitou, porque a decisão artística deve estar acima de qualquer outra coisa, disse o executivo.

Ele também disse que o fato dos episódios estarem todos disponíveis de uma vez só é libertador para quem cria as séries, pois é possível tirar o espectador da história principal e fazer digressões sem prejudicar a narrativa. Também, por ser uma plataforma on-demand, Barmack diz que a Netflix busca histórias com um desenvolvimento mais longo, não necessariamente histórias que se resolvem a cada episódio.

Quanto aos modelos de negócios, em geral a Netflix banca integralmente a produção e detém os direitos, mas ele afirmou também que é possível fazer outras modalidades de negócio, como coprodução, algo que a Netflix já faz em alguns países, em parceria por exemplo com um broadcaster. A única coisa que eles buscam garantir sempre é a janela global para vídeo on-demand.

Comentários

34 Comentários

  1. Avatar joeli disse:

    Tem algum contato para enviar projeto para Netflix?

    • Avatar Paulo Roberto Alves disse:

      Tenho uma história de ficção fantástica, se encaixa nos padrões que foi citado na matéria. Gostaria muito que houvesse uma produção televisiva dela, mas não sei como conseguir fazer com que meu trabalho chegue até uma avaliação de uma produtora.

  2. Avatar Luciana Del Claro disse:

    Como uma ideia, uma sinopse legal que eu tenha como roteirista chega nesse cara da Netflux? Sinto que apenas as grandes produtoras tem acesso. Me sinto impotente nessas horas

    • Avatar Ilson Junior disse:

      Existem meios de se chegar a estas pessoas sem ser de grandes produtoras, Luciana Del Claro. Mas é preciso algum esforço, é claro. Tenho uma pequena produtora no interior do Estado do Rio de Janeiro, mas participo de eventos como o Rio Content Market. Neste ano tive a oportunidade de conversar diretamente com o Erik Barmack, apresentando projetos. É importante notar entretanto que muitas vezes uma ideia ou roteiro não será suficiente para uma major como a Netflix. Será preciso uma maior estruturação para apresentar um projeto consistente e profissional. Como no caso de uma série: bíblia de apresentação, número de episódios, tempo, formato, etc.

      • Avatar Marília Manuella disse:

        tenho uma historia de ficção cientifica para se transformar em um filme. e queria vender pra alguém!

      • Avatar Fagner disse:

        Olá Ilson.
        Tenho algumas histórias já escritas e algumas que estou escrevendo e em mente, gostaria de manter contato com você para que possamos desenvolvê-las melhor e, quiçá, apresentá-las à Netflix algum dia. Mande-me seu email (rfagner.mendes@gmail.com) ou me passe o seu.
        No aguardo.

  3. Avatar Rayniel disse:

    Não entendi direito como uma pessoa que não tem uma produto por exemplo eu que estou criando uma série já tenho sinopse e até um episódio piloto (no papel) pronto chegaria até essas pessoas para ter uma chance de mostrar o que tenho?

  4. Avatar Augusto Esperança Claudio disse:

    Como faço para me aproximar do processo Netflix de parceria? Para conhecer os interesses e formas de estreitar relação com os agentes credenciados, como diz o portal deles, qual a melhor maneira?

  5. Avatar Wesley disse:

    Sou autor de uma história que pode se encaixar perfeitamente a esses moldes na netflix. Saberia me informar como entro em contato com os responsáveis desse setor na Netflix?

  6. Avatar diogo marchi disse:

    Tenho uma série,mas só com o resumo dos episódios.É de ficção cientifica,drama e ação;como posso mandar para a netflix

  7. Avatar Phelipe Oliveira disse:

    Eu tenho cerca de 4 projetos e queria mandar…

  8. Avatar Elisangela disse:

    Boa Noite. Pra mim enviar meu roteiro para a Netflix é necessário que eu registre minha obra também no EUA?

  9. Avatar Renan disse:

    Ola.
    Tenho uma ideia sensacional para uma serie e gostaria de apresenta-la a Netflix. Alguem poderia me ajudar neste projeto?
    Meu email è renan_agliardi@hotmail.com

  10. Avatar tatiana disse:

    tenho uma linda serie escrita em poucos capitols mas que emocionara pessoas de todas idades. gostaria de saber como faço para apresentar meu projeto a netflix. obrigada a todos.

  11. Avatar Henrique Lima disse:

    Olá amigos, eu tenho roteiros de 6 histórias prontas em formato de séries, todas inclusas no mesmo universo e também
    Tenho até 5 temporadas prontas pra cada uma delas queria apresentar a algum produtor. Obrigado

  12. Avatar Elder Martins Rodrigues disse:

    Tenho um filme sobre a pascoa e uma serie de origem brasileira fala sobre teafico roubos e mortes que nunca foram solucionadas tenho enterece de vender uma ideia bem croativa e publico garantido que vam se entereçar

  13. Avatar Joubert Ferreira Trega disse:

    Desde ainda muito jovem escrevo histórias, já escrevi sagas de desenho animado, diversos roteiros de longas infantis e atualmente escrevo uma saga de ficção, mas não encontro maneiras de divulga-las. já venci um pequeno concurso de contos municipal, e espero espalhar os meus roteiros para o mundo. vejo na noticia uma grande oportunidade.

  14. Avatar Wilton disse:

    Boa noite, também tenho historias, uma sobre alienígenas e filmes de terror. Sou grande fá sobre esses assuntos.
    wylltonn-x-8000@hotmail.com

  15. Escrevi um livro A Sociedade dos Fora da Lei e sonho em ver seu roteiro em filme. Alguém pode ajudar nisso?
    Marco Antônio de Paula Franco

  16. Avatar Alexander Sil disse:

    olá boa noite, gostaria de ter o contato dos produtores da Netflix, estamos com um roteiro liberado pela Ancine para filme, mas a ideia primeira foi feita para ser uma série. meu contato alexandersil2hotmail.com

  17. Avatar AUGUSTO LANZONI disse:

    Tenho uma ideia sensacional sobre a primeira viagem ao redor do mundo e que pode ser produzida em série. O título é "Além do fim do Mundo" e já tem os seguintes registros:
    BRASIL: BNB N.832/15.
    USA: WGAWest, N. 1764337.

  18. Avatar Igor Martins de Mnezes disse:

    Boa noite. Meu nome é Igor Martins de Menezes. Sou médico e trabalho em São João batista.Em 2007 lancei um livro intitulado O IMORTAL KALYMOR, pela editora insular. Esse ano Completa 10 anos da obra e estou fazendo uma reedição comemorativa, desta vez pela editora Novo Século, de abrangência nacional, mas dividido em formato de trilogia. O lançamento do volume 1 será dia 26/08/17, na livraria Saraiva, do shopping Iguatemi de Florianópolis.
    A história se passa na Catedral metropolitana de Florianópolis, onde um homem ( Hans kalymor) passa a madrugada inteira se confessando para o padre, onde ele conta diversos relatos sobre um passado distante, de lutas, de perdas e conquistas, tudo em volta de um amor perdido. Sempre traçando um paralelo entre o seu relato e as crenças do padre, pois seu passado revela um mundo habitado por vampiros, magos, elfos, anões, dragões, e outras tantas criaturas. Sendo esse mundo o passado escondido de todos nós.
    Em 2008, o livro foi usado pelo colégio catarinense como matéria de prova.
    Por se tratar de uma história que envolve Florianópolis, mostrando locais como a catedral metropolitana, as praias, a beira mar e as pontes, estou enviando esse e-mail na tentativa de algum tipo de matéria, ou chamada, ou um sonho ainda maior, uma seriado.
    Aguardo ansiosamente um retorno.

  19. Avatar ANA QUEIROZ disse:

    olá, escrevi um romance que será publicado pela editora drago, gostaria de adaptar para um roteiro. Mistério de amor em toscana, uma história com inspiração para o protagonista o grupo Il Volo, um romance jovem, com musica,mistério e proposta de fotografia muito bonita. Como posso mandar uma cópia do livro para vocês? Terá um público certeiro, já que os rapazes são conhecidos mundialmente, adorados na Itália, seguidos na America Latina. Aguado retorno, obrigada.

  20. Boa tarde. Sou morador do RJ. Moro na Tijuca, Zona norte. E gostaria muito de enviar dois projetos pra vocês. Os dois projetos tem como tema, Zumbis (mortos vivos) Os dois são livros, que acho que pode ser adaptados para as telinhas e tornar em série.

    1- Dias traiçoeiros. O morro da formiga como você nunca viu.

    2- Cidade devastada.

    Eu gostaria de gostaria de receber uma resposta dos senhores. Muito obrigado.

  21. Oi boa noite… Então eu tenho um filme muito lindo escrito que fala sobre uma comédia romântica com começo meio eh fim por favor me ajudem a divulgar esse filme tenho certeza que todos vão amar esse filme.. por favor me ajudem preciso muito de vocês estou aguardando retorno …. Por favor me ajudem….

  22. Avatar MICHAEL HENRIQUE DE SOUZA disse:

    Excelente noite!!!
    Quero propor gentilmente, a que se transformasse a história de um livro, chamado (O PACTO), cujo autor é Frank Peretti, num filme, pois já li este livro e acho que seria sensacional. Fica aqui registrado, a minha dica e idéia.
    Agradecido: Michael

  23. Avatar Alexander Marques da Silva disse:

    Olá boa noite, eu lancei uma obra de ficção adolescente com vampirismo e erotismo no wattpad e creio que seria um ótimo trabalho pra virar uma série de TV, esse é o meu maior sonho, ficaria completamente feliz se o fizesse, sei que deve ser concorrido conseguir isso, mas não custa eu tentar, o título da história é A Vizinha Misteriosa e lancei ela no wattpad em março desse ano, espero que leia minha humilde mensagem e se interesse por minha história

  24. Quero vender uma super producao de terror pra alguem quem quiser e so entrar em contato nesse numero

  25. Avatar Geovana Quintela disse:

    Como faço pra enviar o meu projeto, e pra quem posso enviar?

  26. Avatar Juan Pablo disse:

    Tenho uma história infantil,gostaria de mostra-la, pois seria interessante transforma-la em serie, podemos lucrar muito, principalmente com os personagens, como brinquedos.

  27. Avatar edimilsom nunes de souza disse:

    meu nome e edimilsom sou um sonhador hoje eu teria a menhor historia pra uma triologia que envolve o ceu a terra e o inferno crepsculo e constantine ficariam no esquecimento a quem devo levar meu trabalho ////??????nao quero so lucra mais entra para o painel dos melhores e mais bem pago do planeta

  28. Avatar Sergio de Oliveira disse:

    Tenho alguns projetos de séries e gostaria de enviá-los a Netflix. Uma estória tendo como cenário a selva amazônica… uma lenda envolvendo duas tribos rivais e e em conflito eterno, traídas pela desobediência de um casal que se apaixona e então…

  29. Avatar Jose Angelini Aquino disse:

    Ola, Netflix.
    tenho uma obra lançada na Europa, e, uma outra em processo de andamento. Trata-se da biografia não autorizada de Stephen King. Mas estou escrevendo uma fic sobre zumbis e gostaria de negociar com vcs.. faço um acordo por escrito, para receber quase nada de vcs nesse primeiro.. valeria como plano piloto..Que tal vamos negociar?

  30. Avatar André disse:

    Boa noite!

    Eu sou o André e tenho uma história
    Que aborta fatos contemporâneos e reais tenho certeza que pode mudar os patamares que temos hoje , gostaria de ter uma direção para poder colocar o projeto para frente , obrigado

Deixe o seu comentário!

© 1996-2020 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top