Nesta segunda, 10, teve início o LatAm Content Meeting, no Rio de Janeiro, evento que reúne produtoras brasileiras e internacionais do setor audiovisual. O foco principal do evento é o desenvolvimento de negócios, com a participação de 20 países e cerca de 80 convidados internacionais.
O presidente do LatAm Content Meeting, Fernando Dias, afirmou que o primeiro dia do evento foi positivo e que várias parcerias foram fechadas entre empresas brasileiras e internacionais. "Tivemos um dia de trabalho muito positivo. Todas as salas estavam lotadas e já recebemos notícias de várias parcerias sendo realizadas entre empresas brasileiras e empresas internacionais. Temos mais dois dias de evento e eu espero que as produtoras participantes aproveitem as oportunidades. Nós temos 20 países, cerca de 80 convidados internacionais e é importante aproveitar para encontrá-los e, quem sabe, fechar parcerias", afirmou Dias.
João Pieroni, superintendente de Indústria e Inovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciou investimentos o programa BNDES FSA Audiovisual, lançado em agosto de 2024, que busca induzir investimentos e facilitar o crédito para o setor. "O BNDES, no âmbito da Nova Indústria Brasil, trata esse setor como uma das prioridades e volta a apoiá-lo diretamente", explicou Pieroni.
Leonardo Edde, presidente da Riofilme, destacou a importância do Rio de Janeiro para o cinema brasileiro. "Em 2024, 90% da bilheteria do cinema brasileiro foi de filmes cariocas. Nas salas de cinema, o market share de filmes brasileiros foi de 16% aqui no Rio de Janeiro – a média do Brasil foi de 10%. O carioca adora o cinema e o audiovisual brasileiro."
Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, anunciou que o governo está trabalhando ativamente na criação da Film Commission nacional. "A gente tem trabalhado ativamente pela criação da Film Commission nacional. Estamos num trabalho muito forte de articulação junto com o Ministério da Cultura. Já foi criado o grupo de trabalho que está criando a modelagem da Film Commission nacional, que deve fechar esse processo até o início do próximo semestre".
- Participaram ainda da abertura Aurélie Reman, diretora executiva do Sunny Side of The Doc, parceira do evento brasileiro, e Sérgio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae.