Têm Dendê Produções promove mostra gratuita em cidades do Nordeste

Lia de Itamaracá (Foto: Divulgação)

A produtora baiana Têm Dendê Produções exibirá, neste mês, episódios da série "Memórias do Brasil" em três cidades do Nordeste com a mostra "Cinema e Memórias". As atividades acontecerão nos centros culturais do Banco do Nordeste nesta terça, 11, e quarta, 12, em Sousa/PB; nos dias 14 e 15 em Juazeiro do Norte/CE e 20 e 21 em Fortaleza/CE. O público que desejar assistir aos filmes poderá retirar os ingressos gratuitamente no local. Os interessados em participar das oficinas deverão se inscrever previamente nos links: "Oficina Roteiro e Memória com Daniel Arcades"; "Oficina Teatro e Memória com Traquejo Companhia de Espetáculos" e "Oficina de Ciranda: Roda, Canto e Movimento com Danilton da Silva e Martina Silva".

"Cinema e Memórias" terá como ponto de partida o olhar de personalidades da cultura brasileira e suas trajetórias. Dentre os nomes, estarão a cirandeira Lia de Itamaracá, o escultor e artesão Severino Vitalino, o diretor de teatro Zé Celso Martinez, o cartunista Nildão, o compositor e cantor Gerônimo e a bailarina Lia Robatto. Serão exibidos filmes de 45 minutos, seguidos de oficinas e bate-papos entre o público e o convidado de cada dia de exibição.

Nesta sexta, 14, o projeto estará em Juazeiro do Norte/CE, com a primeira sessão às 16h, com o filme sobre Lia Robatto. Às 17h, ganhará destaque o projeto sobre Severino Vitalino, seguido do de Lia de Itamaracá às 18h. No sábado, 15, a programação continuará às 16h com o episódio sobre Gerônimo; às 17h, com Nildão como protagonista; e às 18h, sobre Zé Celso Martinez. "Cinema e Memória" chegará a Fortaleza/CE no dia 20 de março, próxima quinta, com o primeiro filme às 14h, celebrando a trajetória de Gerônimo. Às 15h, ganhará destaque o episódio sobre Lia Robatto; às 16h um sobre Severino Vitalino; e às 17h, a sessão que homenageará Zé Celso Martinez. A programação seguirá na sexta, 21, com episódios sobre Nildão (14h), Severino Vitalino (15h) e Lia de Itamaracá (16h). O encerramento será com a oficina "Ciranda: Roda, Canto e Movimento", entre 17h e 18h, que resgatará a tradicional dança popular brasileira, promovendo a integração do corpo, da música e da coletividade. Quem conduzirá a atividade será a atriz e bailarina Martina Silva, ao lado do ator-bailarino Danilton da Silva.

"Cinema e Memórias" nascerá do "Memórias do Brasil", um projeto de criação de documentários da Têm Dendê Produções. "Agora criamos uma circulação em salas de exibição buscando o contato e a experiência com o público que será sempre potencializada com as oficinas e as vivências", explicará Vânia Lima, sócia-diretora da Têm Dendê. Com o objetivo de apresentar os ícones da cultura brasileira e suas obras para o grande público, refletindo sobre seu fazer artístico, descobertas e formas de expressão, o projeto é uma produção Têm Dendê, resultado da seleção no Programa de Patrocínios Banco do Nordeste – 2023/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui