Produção carioca foi responsável por 80% do market share do cinema brasileiro no primeiro trimestre de 2025

O presidente da RioFilme, Leonardo Edde (Foto: Divulgação)

A Riofilme celebra realizações que anunciam 2025 como um bom ano para a indústria audiovisual carioca. A expectativa é fortalecida pelo investimento no setor anunciado em 28 de janeiro, pelo prefeito Eduardo Paes (sem partido), durante a cerimônia de posse da nova gestão no palácio da Cidade. O prefeito anunciou um volume de recursos para o audiovisual carioca de pelo menos R$ 131 milhões, o maior já realizado pela prefeitura do Rio no setor. Dos R$ 131 milhões anunciados, R$ 31 milhões já estão em processo de contratação pela RioFilme, desde esta quinta, 4.

O acordo, também anunciado no palácio da Cidade, prevê que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) investirá R$ 100 milhões na indústria audiovisual carioca em 2025. A publicação dos editais viabilizados pelos recursos federais deverá ser anunciada em breve.

Os R$ 31 milhões investidos pela prefeitura do Rio destinam-se às 73 propostas selecionadas nos editais lançados pela RioFilme em 2024, contemplando produção e distribuição de longas-metragens, desenvolvimento de projetos, games, curtas-metragens, ações locais e cash rebate, entre outros segmentos. Além do escopo deste investimento, as 15 propostas selecionadas para os editais de Apoio a Mostras e Festivais e quatro de Apoio à Formação Profissional no Setor Audiovisual já estão sendo contratadas desde o final de 2024, e estão recebendo R$ 2,33 milhões em recursos. Tanto os eventos como os cursos acontecerão ao longo de 2025.

Os investimentos no setor já estão se revertendo em resultados. No primeiro trimestre deste ano, a produção cinematográfica carioca foi responsável por 80% do market share do cinema brasileiro, impulsionado pelos sucessos "Ainda Estou Aqui" e "O Auto da Compadecida 2" – este último, realizado com recursos da RioFilme.

Em 2024, a RioFilme recebeu 1.313 propostas inscritas nas diversas linhas de investimento.

Planejamento estratégico para a indústria audiovisual

Desde o começo do ano, a RioFilme tem se reunido com entidades representativas para traçar estratégias que ampliem o ciclo virtuoso na indústria audiovisual carioca. Temas como infraestrutura, linhas de crédito, formação e capacitação, e estudos de demanda e consumo são algumas das pautas que esses encontros buscam traduzir em planos para o fortalecimento do setor no Rio. A RioFilme também está articulando reuniões com distribuidores e exibidores para fortalecer o apoio aos segmentos.

As ações da RioFilme para fortalecer a indústria audiovisual carioca vão além da esfera municipal, somando forças com outros municípios fluminenses e também com instâncias dos governos estadual e federal.

Próximos planos

Seguindo o planejamento anunciado e a meta de ampliar a internacionalização da indústria carioca, a próxima ação de grande impacto da RioFilme acontecerá durante a 66ª edição do Marché du Film, no Festival de Cannes, na França. Neste ano, a RioFilme estará presente com um estande no evento, com o objetivo de ser um espaço dedicado a encontros, reuniões estratégicas, trocas e networking entre produtores cariocas e players internacionais.

Como metas específicas estão a ampliação da exportação de produtos e serviços brasileiros e a atração de grandes produções estrangeiras para o Rio de Janeiro. Para isso, e pela primeira vez em sua história, a RioFilme lançará um edital de apoio a produtores cariocas que planejem estar no Marché para viabilizar parcerias internacionais. Por meio do edital, serão selecionadas cinco produtoras cariocas, que receberão R$ 10 mil como apoio a ida ao evento francês. A presença da RioFilme em Cannes garante maior visibilidade do Rio como destino para produções estrangeiras, amplia e solidifica a presença da cidade no maior mercado de cinema do mundo e reforça a vocação do Rio como um destino "Film Friendly".

Este ano, o Brasil é o grande homenageado do Festival de Cinema de Cannes, marcando um momento de grande prestígio do audiovisual brasileiro no mundo a partir das conquistas do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles. O longa foi todo filmado no Rio, e contou com o apoio da Rio Film Commission nas 252 diárias de filmagem autorizadas, que aconteceram em 16 bairros cariocas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui