A Riofilme celebra realizações que anunciam 2025 como um bom ano para a indústria audiovisual carioca. A expectativa é fortalecida pelo investimento no setor anunciado em 28 de janeiro, pelo prefeito Eduardo Paes (sem partido), durante a cerimônia de posse da nova gestão no palácio da Cidade. O prefeito anunciou um volume de recursos para o audiovisual carioca de pelo menos R$ 131 milhões, o maior já realizado pela prefeitura do Rio no setor. Dos R$ 131 milhões anunciados, R$ 31 milhões já estão em processo de contratação pela RioFilme, desde esta quinta, 4.
O acordo, também anunciado no palácio da Cidade, prevê que o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) investirá R$ 100 milhões na indústria audiovisual carioca em 2025. A publicação dos editais viabilizados pelos recursos federais deverá ser anunciada em breve.
Os R$ 31 milhões investidos pela prefeitura do Rio destinam-se às 73 propostas selecionadas nos editais lançados pela RioFilme em 2024, contemplando produção e distribuição de longas-metragens, desenvolvimento de projetos, games, curtas-metragens, ações locais e cash rebate, entre outros segmentos. Além do escopo deste investimento, as 15 propostas selecionadas para os editais de Apoio a Mostras e Festivais e quatro de Apoio à Formação Profissional no Setor Audiovisual já estão sendo contratadas desde o final de 2024, e estão recebendo R$ 2,33 milhões em recursos. Tanto os eventos como os cursos acontecerão ao longo de 2025.
Os investimentos no setor já estão se revertendo em resultados. No primeiro trimestre deste ano, a produção cinematográfica carioca foi responsável por 80% do market share do cinema brasileiro, impulsionado pelos sucessos "Ainda Estou Aqui" e "O Auto da Compadecida 2" – este último, realizado com recursos da RioFilme.
Em 2024, a RioFilme recebeu 1.313 propostas inscritas nas diversas linhas de investimento.
Planejamento estratégico para a indústria audiovisual
Desde o começo do ano, a RioFilme tem se reunido com entidades representativas para traçar estratégias que ampliem o ciclo virtuoso na indústria audiovisual carioca. Temas como infraestrutura, linhas de crédito, formação e capacitação, e estudos de demanda e consumo são algumas das pautas que esses encontros buscam traduzir em planos para o fortalecimento do setor no Rio. A RioFilme também está articulando reuniões com distribuidores e exibidores para fortalecer o apoio aos segmentos.
As ações da RioFilme para fortalecer a indústria audiovisual carioca vão além da esfera municipal, somando forças com outros municípios fluminenses e também com instâncias dos governos estadual e federal.
Próximos planos
Seguindo o planejamento anunciado e a meta de ampliar a internacionalização da indústria carioca, a próxima ação de grande impacto da RioFilme acontecerá durante a 66ª edição do Marché du Film, no Festival de Cannes, na França. Neste ano, a RioFilme estará presente com um estande no evento, com o objetivo de ser um espaço dedicado a encontros, reuniões estratégicas, trocas e networking entre produtores cariocas e players internacionais.
Como metas específicas estão a ampliação da exportação de produtos e serviços brasileiros e a atração de grandes produções estrangeiras para o Rio de Janeiro. Para isso, e pela primeira vez em sua história, a RioFilme lançará um edital de apoio a produtores cariocas que planejem estar no Marché para viabilizar parcerias internacionais. Por meio do edital, serão selecionadas cinco produtoras cariocas, que receberão R$ 10 mil como apoio a ida ao evento francês. A presença da RioFilme em Cannes garante maior visibilidade do Rio como destino para produções estrangeiras, amplia e solidifica a presença da cidade no maior mercado de cinema do mundo e reforça a vocação do Rio como um destino "Film Friendly".
Este ano, o Brasil é o grande homenageado do Festival de Cinema de Cannes, marcando um momento de grande prestígio do audiovisual brasileiro no mundo a partir das conquistas do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles. O longa foi todo filmado no Rio, e contou com o apoio da Rio Film Commission nas 252 diárias de filmagem autorizadas, que aconteceram em 16 bairros cariocas.