O SBT anuncia os 18 jurados e os 30 filmes finalistas da 14ª edição do prêmio "O melhor comercial do Brasil". Referência no setor ao premiar o comercial que melhor representa a criatividade e a excelência do mercado publicitário brasileiro, este ano o prêmio terá a temática "Lendas do folclore publicitário brasileiro".
O Bradesco lidera as indicações com seis comerciais entre os anunciantes, seguido de Telefonica Brasil Sa, com quatro filmes entre os finalistas. Já entre as agências, Aldeiah é a que tem mais projetos indicados, com seis filmes, seguida por Almapbbdo, com cinco, e Africa, com quatro.
A premiação possui um rigoroso processo de votação e apuração em todas as suas etapas. Uma seleção prévia é realizada pela comissão interna do SBT, composta por jornalistas e executivos das áreas de negócios e de marketing, que analisam todos os comerciais veiculados nacionalmente pela emissora no último ano. 1 A seleção dos 30 filmes foi realizada pelo comitê interno do prêmio, que 2 os selecionou entre os comerciais que mais se destacaram.
A votação será realizada pelo júri composto por 18 profissionais do mercado publicitário nacional, reconhecidos por seus trabalhos na área. A primeira etapa acontece online, nesta sexta, 11, a 22 de abril, e a votação final será no dia 9 de maio presencialmente em um evento em São Paulo.
Os vencedores – dupla de criação e anunciante – serão presenteados com uma viagem para Cannes, na França, onde participarão do Festival Cannes Lions, em junho deste ano. No último ano, o ganhador foi o comercial da Volkswagen que promoveu um dueto entre Elis Regina e sua filha, Maria Rita, criado pela Almapbbdo.
"O melhor comercial do Brasil é um prêmio que, ao longo de mais de uma década, se firmou como uma das mais respeitadas celebrações da publicidade nacional. É uma história construída com grandes ideias, profissionais brilhantes e marcas que acreditam na criatividade como diferencial. Este ano temos tudo para viver um momento ainda mais especial, com campanhas de altíssimo nível e um júri extremamente qualificado para eleger o comercial que melhor representa a força da nossa publicidade", afirma Vicente Varela, superintendente de negócios e comercialização do SBT.