FAM prepara edição de 25 anos e segue com inscrições abertas

Online e gratuito, o FAM comemora 25 anos de edições contínuas, se firmando como um dos mais antigos festivais do país. O evento segue programado para sua data original – de 23 a 29 de setembro de 2021 – e está aberto à participação de filmes dos países do Mercosul:  Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia e também Chile, Colômbia, Equador e Peru. 

As inscrições são gratuitas para as mostras competitivas Infantojuvenil, Catarinense e Videoclipe e podem ser feitas no site. Na Work in Progress – WIP, dedicada às produções ainda não finalizadas, a taxa é de R$ 100,00. A premiação para os melhores filmes será de mais de R$ 54 mil em produtos e serviços e é oferecida pelas empresas parceiras do festival: CiaRio, Cinecolor, DOT Cine, Estúdio JLS, Link Digital e Mistika. 

Marilha Naccari, diretora de programação, destaca que todo o Festival é pensado respeitando a vida e trajetória dos projetos e produções. "Festival é janela, por isso respeitamos e pensamos nas exibições com número de acessos limitados, os filmes ficarão disponíveis por 24 horas e serão disponibilizados 300 acessos por programa", explica. 

Neste ano, o FAM pela primeira vez apresenta uma edição temática, com filmes e atividades abordando o tema reflexão, que pensem de alguma forma questões estéticas, políticas e de formação afins à trajetória do festival. Serão quatro mostras convidadas, sem inscrições este ano: Curtas Mercosul, Longas Ficção e DOC-FAM Mercosul (unidas neste ano) e Mostra Rally Universitário. 

O 5º Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM, maior evento de mercado audiovisual do Sul do país, terá pela primeira vez um Conselho Consultivo, com a participação de Agustina Chiarino (produtora Mutante Cine), Gerardo Michelin (editor do LatAm Cinema), Isona Admetlla (coordenadora do World Cinema Fund Berlin), Mauro Garcia (presidente da BRAVI) e Vinicius De Lucca, superintendente municipal de Turismo de Florianópolis. 

Ponto forte do ECM no ano passado e que permanece na programação deste ano é a Biblioteca de Projetos, um grande catálogo e base de dados para visionamento de projetos das produtoras participantes do ECM, para ser acessado por produtoras interessadas em coprodução, distribuidoras, canais e agentes de venda. "A Mostra WIP segue sendo uma alternativa para a finalização das obras, bem como é o primeiro contato com agentes de venda e festivais", reforça Tiago Santos, produtor do FAM. 

O FAM 2021 é uma realização da Associação Cultural Panvision e Muringa Produções Audiovisuais. Devido à crise no setor cultural que o Brasil vive nos últimos anos e os efeitos econômicos da pandemia, o festival segue na busca de novos patrocínios, assim como conta com recebimento de doações do público, que podem ser feitas pelo site

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui