20ª CineOP oferece 365 vagas em oficinas, masterclasses internacionais e workshop

Oficina realizada na 19ª CineOP (Foto: Jackson Romanelli/ Universo Produção)

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação da 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que este ano oferece 365 vagas distribuídas entre oficinas, masterclasses internacionais e workshop. Com participação de profissionais do Brasil, Canadá, Portugal, Estados Unidos, Cuba e Chile, as atividades são voltadas à qualificação e ao debate no campo do audiovisual, com conteúdos que abordam desde técnicas de direção, figurino e atuação até preservação de arquivos, restauração de som e políticas de difusão cultural. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de junho pelo site, onde também estão disponíveis os regulamentos e formulários para cada tipo de atividade.

Voltado a estudantes, profissionais e interessados no setor audiovisual, o programa combina conteúdos teóricos e práticos com atividades presenciais em Ouro Preto durante a realização da Mostra, entre os dias 26 e 30 de junho. Para as oficinas, haverá processo seletivo. Já as masterclasses e o workshop terão participação por ordem de inscrição, sem seleção prévia.

Oficinas 

A programação de oficinas abrange atividades conduzidas por profissionais de destaque no cenário nacional, com formações que variam entre oito e 16 horas de duração. Entre elas, está a oficina "Assistência de Direção: A Prática da Teoria", ministrada por André Srur, que prepara os participantes para a função essencial do assistente de direção em sets de filmagem. Já a oficina "Do Nagra às Plataformas Digitais: Processos de Restauração de Áudio do CTAv", com Alexandre Jardim, Natália Castro e Felipe Barros, traz uma imersão em técnicas de digitalização, restauração e preservação sonora. Figurino, a linguagem da animação, atuação para cinema e produção executiva para cinema e outras janelas completam a agenda de oficinas.

Masterclasses 

As cinco masterclasses internacionais reúnem profissionais do Canadá, Portugal, EUA, Cuba e Chile. No dia 27, o cubano Roberto Smith compartilha sua experiência em "Olhares para a América Latina: Acervos e Liberdade", enquanto Alejandra Fritis Zapata, do Chile, discute audiovisual e infância em "Olhares para a América Latina: Acervos para as Infâncias e Juventudes", no dia 28.

José Manuel Costa, ex-diretor da Cinemateca Portuguesa, ministra a masterclass "Cinematecas e Arquivos Audiovisuais como Lugares de Criação de Memória", no dia 28. No dia 29, Abigail Child conduz a masterclass "Criar com Memória: O Trabalho de Abigail Child", explorando seu processo artístico centrado na reinvenção da linguagem audiovisual. No dia 30, a canadense Julia Minne apresenta "A Valorização de Acervos da Cinémathèque Québécoise e o Projeto Vidéo Femmes", refletindo sobre acervos de obras produzidas por mulheres.

Workshop

Por fim, o workshop "Criação de Programas de Difusão Cultural", com Fabíola Cavalcanti, será realizado no dia 26 de junho. A atividade tem como objetivo capacitar gestores culturais e agentes públicos na elaboração de estratégias de acesso e formação de público, a partir da experiência do programa Pontos MIS do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Atualmente, Cavalcanti supervisiona o programa Pontos MIS, que é dedicado a promover o acesso ao cinema e a formação de público em 120 cidades no Estado de São Paulo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui