O FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil chega a sua 22ª edição em julho, com programação online e presencial, no Rio de Janeiro. Serão exibidos mais de 100 filmes, entre longas e curtas-metragens, além de episódios de séries de TV e web. A programação online ficará disponível no site, de 4 a 30 de julho. Já as sessões presenciais, inteiramente gratuitas, acontecerão entre os dias 3 e 6, no Net Rio, em Botafogo, e de 10 a 13, no Net Gávea. No dia 10 será realizado, também no Net Gávea, o Fórum Pensar a Infância, com o tema "Inteligência Artificial e as Crianças". O Fórum é aberto ao público e quem quiser participar, pode retirar gratuitamente o ingresso no site Sympla. O festival foi idealizado pela atriz e diretora Carla Camurati, que está à frente da direção geral da mostra.
As sessões presenciais exibirão exclusivamente longas-metragens e os destaques são as pré-estreias nacionais: "Maloucos contra o Ladrão de Sonhos", de Bruno Bennec; "Thiago e Ísis e Os Biomas do Brasil", de João Amorim; "SIM, Viver é um Presente!", de Luís Antônio Igreja; "Dentro da Caixinha – Mundo de Papel", de Guilherme Reis; e "A Mensagem de Jequi", de Igor Amin.
A mostra presencial contará ainda com filmes como "Perfekta – Uma Aventura na Escola de Gênios" e "Zuzubalândia – O Filme". Os ingressos devem ser retirados na bilheteria dos cinemas meia hora antes do início da sessão.
Já a Mostra Competitiva será exclusivamente online: todos os filmes que serão exibidos online concorrerão Prêmio de Melhor Filme segundo o Júri Popular. As crianças poderão votar no próprio site assim que acabarem de assistir.
Prêmio Brasil de Cinema Infantil
Os curtas selecionados para o Prêmio Brasil de Cinema Infantil, o programa competitivo do festival, serão votados por um júri especializado. Nesta mostra, os curtas estão divididos em três categorias: Prêmio Brasil Histórias Animadas, uma seleção de 20 animações; Prêmio Brasil Histórias Curtas, com dez curtas em live-action; e Prêmio Brasil Mostra Teen, que inclui 16 curtas recomendados para crianças com mais de dez anos de idade. O melhor filme de cada categoria será anunciado no final de julho e ganhará o Troféu FICI.
Vale mencionar também uma seleção paralela de curtas em homenagem à produtora Origem Content, da Bahia, que há 30 anos se dedica ao audiovisual infantil e é parceira de longa data do FICI.
Recorde de filmes brasileiros inscritos
Em 2025, o FICI bateu o recorde de inscrições em 22 anos de história. "Foram 235 filmes inscritos de todo o Brasil e chegamos à seleção de 96 títulos que serão exibidos online, representando 36 municípios de 16 estados e do Distrito Federal. A grande maioria são filmes feitos com recursos de editais como Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. A gente vê claramente o reflexo desses editais na seleção", afirma o curador do festival, Carlos Proença.
O 22º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI é realizado pela Copacabana Filmes e conta com o apoio da Prefeitura do Rio, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura e Governo Federal. LerConecta e Conecta Acessibilidade são os parceiros curatoriais.