47º Festival de Cinema de Gramado anuncia longas concorrentes

Porto Alegre, RS - 09/07/2019 - 47º Festival de Cinema de Gramado - Coletiva de Lançamento - Anúncio dos filmes concorrentes e homenageados Foto: Edison Vara / Pressphoto

O Festival de Cinema de Gramado está chegando a sua 47ª edição sem nunca ter sido interrompido. Em 2019, serão exibidos 19 longas-metragens em competição e 34 curtas – entre as Mostras Gaúcha e Nacional – além de mostras paralelas, exibições especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual. O evento vai de 16 a 24 de agosto.

Esta edição registrou recorde de inscrições – foram 195 longas-metragens brasileiros inscritos contra os 111 do ano anterior. Os sete que disputam os Kikitos foram produzidos em quatro estados e no Distrito Federal. Já os longas estrangeiros somaram 95 inscrições, número que supera as 78 registradas em 2018. A mostra competitiva conta com sete filmes de sete países distintos: Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México e Uruguai. A categoria de curtas-metragens brasileiros, que já teve os 12 selecionados divulgados, contou com 777 inscrições, mais do que o dobro dos 365 da edição passada. Já os curtas-metragens gaúchos receberam 95 inscrições e terão 20 títulos em competição. Por fim, a novidade deste ano é a mostra competitiva de longas-metragens gaúchos, cujos concorrentes serão anunciados nas próximas semanas.

Entre os longas-metragens brasileiros selecionados, estão "Hebe – A Estrela do Brasil", de Maurício Farias; "O Homem Cordial", de Iberê Carvalho; "Pacarrete", de Allan Deberton; "Raia 4", de Emiliano Cunha; "Veneza", de Miguel Falabella; "Vou Nadar até Você", de Klaus Mitteldorf; "30 Anos Blues", de Andradina Azevedo e Dida Andrad; entre outros.

A partir do final de julho, os ingressos para as mostras competitivas, que acontecem à noite, no Palácio dos Festivais, estarão à venda. Além disso, todas as manhãs, os filmes exibidos em competição na noite anterior são reprisados, com acesso livre ao Palácio dos Festivais. As mostras paralelas também têm entrada gratuita.

Na noite de 15 agosto, antecipando a programação do 47º Festival de Cinema de Gramado, acontece a exibição do Educavídio. Realizado desde 2011, o programa tem como objetivo promover a formação cinematográfica e audiovisual de adolescentes e jovens das escolas da rede de ensino de Gramado. Este ano, 75 alunos participaram da realização de 11 vídeos. A exibição acontece no Palácio dos Festivais.

Neste ano, os homenageados serão Carla Camurati, com o Troféu Eduardo Abelin; Lázaro Ramos, com o Troféu Oscarito; Leonardo Sbaraglia, com o Kikito de Cristal; e Mauricio de Sousa, com o Troféu Cidade de Gramado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui