Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul comemora 15 anos

Criado pelo diretor e ator Zózimo Bulbul, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul comemora 15 anos. E até outubro, quando o encontro acontece, estão programadas diversas atividades promovidas pelo Centro Afro Carioca de Cinema, dirigido por Biza Vianna, companheira de Zózimo. Entre elas, estão mostras de filmes temáticos, sarau, lançamento do acervo do Zózimo e exibição de filmes que que tiveram destaque em edições anteriores, além dos dirigidos por ele e outros escolhidos em curadorias assinadas pelo diretor.

"Os 15 anos do Encontro de Cinema Negro serão uma grande celebração, mas principalmente a divulgação de uma ação política, que demonstra o êxito de resistência desde sua criação por Zózimo Bulbul, que fez do Encontro de Cinema Negro um projeto de vida orgânico que nasceu naturalmente. Este evento é fruto de muitas conquistas, mas também de muitas lutas em decorrência da invisibilidade da cultura negra na sociedade brasileira e da falta de espaço para o protagonismo negro em todos os segmentos do audiovisual, gerados pelo racismo estrutural que ainda vivemos em nosso país", observa Biza Vianna.

O calendário de ações prevê saraus, mostras e, em setembro, a celebração dos 85 anos de nascimento de Zózimo Bulbul, que morreu em 2013, mas deixou um legado – não só de filmes, mas também de representatividade e valorização da cultura preta.

O Encontro do Cinema Negro Zózimo Bulbul tem por finalidade a promoção da cultura afro-brasileira e de seus artistas, além de elaborar projetos e ações que visem à realização permanente de atividades culturais. Seu foco é a valorização das produções cinematográficas brasileira, africana e caribenha, como um ato social de transmissão de sabedoria, formação técnica e artística, profissionalização e inclusão no mercado de trabalho.

"Fazer parte do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul é um grande orgulho e responsabilidade. E neste ano de 2022, completamos 15 anos de muita história! Fico extremamente honrado de estar junto da equipe deste evento tão importante pro Brasil e pro mundo. Ver a crescente do legado deixado por Zózimo é a certeza que estamos no caminho certo. Vida longa ao Encontro de Cinema Negro. Zózimo Bulbul, presente!", destaca Vitor José, sobrinho neto de Zózimo.

A agenda começa já nesta semana, com sessões de filme, noites de poesia e música e rodas de conversa, entre outras atividades. Os eventos acontecem das 18h às 22h30 no Centro Afrocarioca de Cinema, na Rua Joaquim Silva, 40 – Lapa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui