"Parados na Fronteira" é a produção original do A&E que oferece acesso exclusivo aos pontos fronteiriços mais quentes da América Latina, para documentar o trabalho diário realizado pelas autoridades a fim de detectar pessoas e organizações criminosas perigosas que buscam realizar todo tipo de tráfico por céu, mar e terra. A segunda temporada da série estreia na próxima quinta-feira, dia 18 de agosto.
A novidade desta nova temporada é a presença do jornalista Rodrigo Alvarez, que estará à frente das câmeras em cada um dos 12 episódios, produzidos durante a pandemia. Esta nova edição promete mais adrenalina ao mostrar em primeira mão as operações para identificar as técnicas de contrabando e registrar as dramáticas situações vividas em 15 pontos fronteiriços do Brasil, México, Colômbia, Chile, Bolívia e Peru – de pequenos crimes a grandes tentativas de tráfico de drogas e armas.
"Esse assunto eu vejo de perto há pelo menos duas décadas. O que chama a atenção na série é o ponto de vista exclusivo das câmeras, que nos revelam bastidores raros, com uma paciência para registrar o momento preciso dos acontecimentos que só o documentário bem produzido pode nos oferecer. Oficiais podem ser bons ou corruptos, há de tudo, mas nós mostramos na série o trabalho sério de algumas agentes e instituições internacionais. Quem comete crimes nas fronteiras pode ser uma pobre mula ou um terrível traficante; mostramos os muitos lados dessa moeda", afirma Alvarez.
Cada fronteira na América Latina é um desafio para quem tenta romper os limites da legalidade. As câmeras da A&E têm acesso exclusivo a importantes pontos para documentar os métodos originais de contrabando, em especial nos aeroportos, onde as autoridades tentam impedir todo tipo de tráfico ilegal.
Por terra ou por mar, o objetivo é identificar o transporte oculto de drogas, mercadorias proibidas e moeda não autorizada, que gera milhões em perdas e potenciais riscos à saúde. De criminosos experientes a pequenos comerciantes que veem uma oportunidade de gerar renda, os agentes devem agir de forma eficaz para detê-los e impedir que tenham sucesso.
Em cada episódio, "Parados na Fronteira" mostra os crimes mais originais e se concentra nas pessoas que arriscam tudo para contornar os controles de fronteira, assim como as situações trágicas que surgem quando são descobertas pelas autoridades.