Canal Futura comemora 25 anos

Experiência pioneira de comunicação para transformação social, o Canal Futura chega aos 25 anos em setembro e celebra sua trajetória de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. Até o fim do ano, sua contribuição para os temas mais urgentes do cenário da educação e das juventudes no país vai ser contada através de programação especial, eventos, debates, entrevistas e minidocumentários, entre outras iniciativas.

Criado em 1997 pela Fundação Roberto Marinho, o Futura é resultado de uma parceria estratégica única no país, que reúne organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente.

Com mais de 1,4 milhão de professores e gestores escolares como público regular, de acordo com pesquisa do Instituto DataFolha encomendada pelo canal em 2020,?94% dos professores avaliam que o Futura contribuiu para sua formação?e seu trabalho durante a pandemia e 84% dizem que o conteúdo do canal inspirou suas aulas. E 72% dos pais e responsáveis dão nota 9 ou 10 para a contribuição do Futura para a aprendizagem de crianças e jovens.

"Acreditamos que a aliança entre educação e comunicação transforma pessoas e a sociedade. Esta é uma comemoração que olha para frente, que pensa a Comunicação pública a longo prazo, que conecta o tempo todo a nossa linha editorial às questões e compromissos atuais", diz João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

O conteúdo da programação especial vai fazer um panorama da atuação do Futura nas grandes agendas sociais e educacionais, nas políticas públicas e na transformação social, com distribuição multiplataforma. Para além das telas, são mais de 7 milhões de views no TikTok, 22 milhões de visualizações no YouTube e 34 milhões de pessoas alcançadas no Facebook.

"O Futura é um local de encontros, de escuta e diálogos. Trabalhamos em parceria, participamos de redes. Diversidade está no nosso DNA, porque entendemos ser potência para transformação", afirma José Brito, diretor do Canal. 

Programação 

Entre os destaques, está uma temporada especial da série jornalística "Entrevista", que estreia no dia 5 de setembro, às 20h45, trazendo personalidades, apresentadores, artistas, educadores e colaboradores que debatem políticas públicas e grandes agendas sociais e educacionais a partir das práticas do Futura. A apresentação é do músico e escritor Tony Bellotto, que esteve à frente de outro programa clássico da casa, "Afinando a Língua". Ele recebe convidados que marcaram a trajetória do Futura e que se relacionam com os temas da temporada, como Jairo Bouer, Sandra Annenberg, Letícia Sabatella e Spartakus Santiago, entre outros. Nos episódios, temas como educação antirracista, inovações pedagógicas, jornalismo e cidadania, investimento em ciência e o papel do audiovisual na educação.

Temas que estão no DNA do Futura, como Educação, Cultura Digital, Diversidade, Juventudes, Democracia e Empreendedorismo, serão destacados em filmetes que reúnem nomes que fazem parte da história do Canal e vão ao ar ao longo da programação. Entre os participantes, estão o especialista em inovação e apresentador do "Expresso Futuro", Ronaldo Lemos; a cientista de dados Nina da Hora; a apresentadora Lorena Calábria; a empreendedora social e criadora do Favela Orgânica, Regina Tchelly; e a diretora da ONG Redes da Maré, Eliana Sousa Silva.

"A Educação em 25 anos" é uma série de filmes que constrói uma linha do tempo com os principais temas que permearam o cenário da Educação desde 1997, ano a ano, em raras imagens de arquivo. Nas peças, o contexto é relacionado a iniciativas e conteúdos que marcaram época no Futura no mesmo período.

Em outubro, será lançada uma série de conteúdos sobre democracia, cidadania, participação popular e educação política, em parceria com as instituições Politize! e Delibera Brasil. Produzidos a partir de edital para produtores, a série investe na diversidade de olhares, linguagens e narrativas.

Por fim, novos conteúdos serão lançados para a faixa infantil até o fim do ano, com destaque para as segundas temporadas das séries "Quintal TV", em que crianças brincam de telejornal e abordam temas variados; e "A Caverna de Petra", que acompanha personagens infantis aprendendo a lidar com sentimentos de forma lúdica.

Nova marca e campanha 

A nova campanha do Futura (foto) traduz, em imagens, a ideia de que o conhecimento transforma. Para a ação, foram convidados participantes com diferentes perfis, em um experimento transformador: monitorar suas atividades cerebrais enquanto assiste ao Canal Futura. Esse material captado foi transformado em videoarte, com combinações e movimentos que acompanham as conexões cerebrais dos participantes. 

A campanha apresenta também a nova marca do Futura, com o conceito do conhecimento que se move e se multiplica, em uma aliança entre Educação e Comunicação que impacta pessoas e sociedade. Assista ao filme: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui