Gramado sedia o II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras

Abrindo a programação do Gramado Film Market, o II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras acontece de 15 a 17 de agosto de 2022 no Hotel Laghetto Stilo Vita e no Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores de Gramado. O evento tem como objetivo a integração entre produtores e a promoção do audiovisual da região no cenário internacional. Serão três dias de rodadas de negócios, pitchings, palestras e encontros entre players da indústria e profissionais do audiovisual do Brasil, Argentina e Paraguai. Também haverá apresentações musicais e premiações para os projetos inscritos em junho. A atração será transmitida online, no site

"O Entre Fronteiras busca aprofundar as políticas públicas voltadas às trocas culturais e comerciais através do audiovisual", define o diretor do evento, Zeca Brito. "Destaca-se na programação o olhar atento à participação feminina no mercado de trabalho e a chegada expressiva do streaming ao ambiente de negócios", aponta. Na programação deste ano estão Mônica Albuquerque, Head de Gestão de Talentos e Desenvolvimento de Novelas, Warner Bros. Discovery Latin America, Brasil, e Malu Miranda, Head de Originais do Amazon Studios no Brasil. 

"O espaço multicultural das fronteiras deve ser encarado como ambiente de desenvolvimento da economia criativa", avalia Beatriz Araujo, secretária de Estado da Cultura do RS. "Como anfitrião do 2º Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, o Rio Grande do Sul mostra-se aberto para as trocas culturais, atraindo investidores e players, potencializando o audiovisual da América Latina", conclui.

Programação 

A pauta da segunda, 15, é "Países em Rede: Argentina, Paraguai, Brasil, Uruguai, Colômbia e Espanha" e começa com "O mundo jurídico Entre Fronteiras: Direitos autorais, patrimoniais e gestão coletiva" – Mediação: Henrique de Freitas Lima (Presidente da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual, Brasil) com Marcelo Nastri – (ARGENTORES, Argentina). À tarde, a partir das 14h10min, acontece o painel "A Rede Audiovisual Entre Fronteiras – Políticas públicas e trocas culturais" com os convidados Christian Gayoso (INAP, Paraguai), Mario Giménez (IAAviM, Argentina) e Marcio Migliorisi (INCAU, Uruguai). 

A partir das 15h é a vez da mesa "A Circulação do Audiovisual no Mercosul", com Mariana Fried (Mirá IAAviM, Argentina), Nico Valdés  (Circular Media, Uruguai) e Claudia Cattebeke (Filmagic, Paraguai). Às 15h40min, inicia o painel "O Sul como destino; Legislações, Audiovisual e Turismo", com convidados Carlos Alves (Rede Record), Guillermina Villalba (Secretaria Nacional de Cultura, Paraguai) e Ana Luíza Azevedo (Casa de Cinema de Porto Alegre).

O painel "HBO Max Apresenta: Por que o Streaming está conquistando os talentos no Brasil?", às 16h30min, traz à Gramado Mônica Albuquerque e Murilo Rosa (ator e host de "A Ponte: The Bridge Brasil", HBO Max). "Co-produção Independente Sem Fronteiras", às 17h, encerra o primeiro dia e reúne Gerardo Herrera (Tornasol, Espanha), Sara Silveira (Dezenove Som e Imagem Produções) e Mariza Leão (Morena Filmes).

O dia 16 traz o tema "A Produção Audiovisual No Streaming" com início às 9h, com o painel "Paramount, conteúdos originais (O que buscamos?)", com Fábio Mostof (Paramount). À tarde, "Era uma vez no Mercado: a trajetória dos espaços de desenvolvimento, agenciamento e comercialização na América Latina", às 14h20min, contará com Carla Esmeralda (co-criadora do Rio Content Market e Mif.Kids), Gisela Pérez (mercado – Festival de Cinema de Cartagena das Índias) e Gisele Hiltl (Conexões Gramado Film Market). 

Às 15h de terça, o painel "Audiovisual Feminino Entre Fronteiras" terá a presença de Juana Miranda (Conselho Nacional de Audiovisual, Paraguai), Marisa Hassan (IAAviM, Misiones, Argentina), Suzana Villas Boas (Villas Boas Produções) e Camila de Moraes (Mãe Solo). "Segredos Entre Fronteiras, Una Historia de Amor con Latinoamérica", às 16h, traz Mariela Besuievsky (Tornasol, Uruguai/Espanha). A mesa "O Poder Feminino no Streaming", às 17h, finaliza o dia. Malu Miranda, Mônica Albuquerque e Daniela Menegotto (foto), da SulFlix, participam.

As atividades do terceiro e último dia, 17, começam às 9h com o painel "Polos Audiovisuais & Film Commissions Entre Fronteiras – Conexões Possíveis", com Joana Braga (POA Film Commission), Paulo Nascimento (Paris Filmes), Ralfe Cardoso (Secretário de Cultura de Novo Hamburgo) e Ricardo Bertolucci Reginato (Secretário de Cultura de Gramado). A partir das 13h30min, acontece o "Final Pitching" com os seis projetos finalistas, com apresentação de Camila Diesel e Fernando Alves Pinto.

A mesa "Janelas de afeto, o futuro dos festivais e das mostras de cinema", às 15h, traz Flávia Barbalho Paulino (Festival de Cinema de Trancoso), Renata de Almeida (Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) e Hebe Tabachnik (curadora de festivais, EUA). Concluindo o evento, às 15h40min, serão apresentados os projetos premiados.

O II Mercado Audiovisual Entre Fronteiras é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), em convênio com a GramadoTur.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui