"Marighella" é o grande vencedor do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Foram anunciados na última quarta-feira, dia 10 de agosto, os vencedores do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O destaque da noite foi "Marighella", dirigido por Wagner Moura, laureado com oito Troféus Grande Otelo: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino.

A cerimônia – que é realizada anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais – aconteceu na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, e teve apresentação de Camila Pitanga e Silvero Pereira. Durante o evento, o ator também interpretou três canções: "Sujeito de Sorte", de Belchior; "Maria Maria", de Milton Nascimento; e "Dias Melhores Virão", de Rita Lee e Roberto de Carvalho.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e pelo Canal Brasil, com sinal aberto para não-assinantes no Globoplay. A transmissão teve apresentação de Simone Zuccolotto e comentários da atriz Karine Teles. Com direção de Batman Zavareze e roteiro de Bebeto Abrantes, a cerimônia foi costurada com imagens de produções que marcaram a história do audiovisual.

O Troféu Grande Otelo de Melhor Atriz foi para Dira Paes ("Veneza") e o de Melhor Ator, para Seu Jorge ("Marighella"). Zezé Motta ganhou na categoria Melhor Atriz Coadjuvante ("Doutor Gama") e como Melhor Ator Coadjuvante quem ganhou foi Rodrigo Santoro ("7 Prisioneiros").

Foram anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema, além do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular, que teve votação pelo site da instituição. Este, foi para "O Auto da Boa Mentira", de José Eduardo Belmonte, com produção de Mônica Monteiro, Fátima Pereira e Luciana Pires, pela Cinegroup. Como é tradição, a abertura dos envelopes foi ao vivo, auditada pela PwC Brasil.

Outros destaques foram Daniel Filho, que venceu a categoria de Melhor Direção por "O Silêncio da Chuva"; "A Última Floresta", de Luiz Bolognesi, eleito Melhor Longa-Metragem Documentário; "Depois a louca sou eu", de Julia Rezende, como Melhor Longa-Metragem de Comédia; "Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente", de Cesar Cabral, que recebeu Menção Honrosa – Longa-Metragem de Animação; e "Turma da Mônica – Lições", de Daniel Rezende, Melhor Longa-Metragem Infantil. 

Em TV Paga / OTT, foram premiadas as séries "Transamazônica – Uma Estrada para o Passado" (1ª temporada, HBO/HBO GO), de Jorge Bodanzky; "Angeli The Killer" (2ª temporada, Canal Brasil), de Cesar Cabral; "Sob Pressão" (4ª temporada, TV Globo), de Andrucha Waddington; e "Dom" (1ª temporada, Amazon Prime Video), de Breno Silveira. 

O 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageou as mulheres produtoras de cinema que, ao longo da história foram e são protagonistas na realização de centenas de filmes, dos mais diversos gêneros. Também foram celebrados os 60 anos do filme "O Pagador de Promessas", dirigido por Anselmo Duarte (1920-2009), único longa-metragem brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962.

A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma realização da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano, o Prêmio conta com o Apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) e da RioFilme.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui