Publicidade
Início Artigos/Análises Franquias e Audiência: O Impacto nas Indicações do Emmy

Franquias e Audiência: O Impacto nas Indicações do Emmy

(Foto: Reprodução Emmy)
* Ivan Vitório é senior partner insights manager da Parrot Analytics

Este ano, o Emmy Awards acontecerá duas vezes em um curto período. A 76ª edição será realizada em 15 de setembro, poucos meses após a última, que foi adiada para janeiro de 2024 por conta das greves que paralisaram a indústria de Hollywood.

A edição de 2023, que ocorreu em janeiro deste ano, estabeleceu um novo recorde em termos de audiência para os shows indicados. Programas com cinco ou mais indicações tiveram 20,3 vezes mais demanda que a média durante o período de elegibilidade, marcando um novo patamar e fortalecendo uma tendência que acompanhamos desde 2017.

A presença de grandes franquias, como “Obi-Wan Kenobi” e “House of the Dragon”, no ano passado, contribuiu para sustentar essa tendência, um indicativo positivo para o futuro das premiações como o Emmy. Reconhecer conteúdos que realmente engajam o público é essencial para manter a relevância desses eventos fora do círculo de Hollywood.

Entre os indicados deste ano, “Curb Your Enthusiasm” destacou-se como o programa com maior demanda nos Estados Unidos nas principais categorias roteirizadas. Com 12 temporadas, a série experimentou um aumento de demanda em sua temporada final. No entanto, ao observar a demanda média das séries nas principais categorias, o cenário atual está abaixo do que foi registrado no ano passado.

Esse declínio pode ser parcialmente explicado pela ausência de grandes franquias como Star Wars, Marvel ou Game of Thrones entre os indicados, o que pode reduzir o entusiasmo do público em geral. “Fallout”, da Amazon Prime Video, baseada na popular franquia de videogames, é uma possível exceção, com um público predominantemente jovem e masculino, que também é a principal audiência do jogo.

Na premiação anterior, “Succession” levou o prêmio de Melhor Drama, com a audiência mais velha entre os indicados. Outros vencedores, como “Beef” e “The Bear”, tinham um público mais equilibrado. Ainda assim, metade das séries indicadas nas três principais categorias de roteiro no ano passado atraía uma audiência majoritariamente jovem. Este ano, apenas três séries indicadas têm a maior parte de sua audiência abaixo dos 32 anos: “Fallout”, “Mr. & Mrs. Smith” e “Abbott Elementary”. Isso significa que o público mais jovem tem menos séries favoritas para torcer este ano.

Com o cenário atual de indicações e a menor presença de séries com apelo entre os jovens, o Emmy deste ano pode enfrentar desafios para atrair uma audiência mais diversificada. Será interessante observar como o público responderá à mudança no perfil dos indicados e se isso refletirá na audiência da própria premiação.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile