Na semana que marca o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a TV Globo exibe, no dia 23, o especial “Falas de Acesso”, apresentado pela jornalista Flávia Cintra, com direção artística de Patricia Carvalho, direção de Pedro Henrique França e Daniel Gonçalves, e roteiro de Malu Vergueiro. Inspirada no lema da ONU, “Nada sobre nós, sem nós”, Carvalho montou uma equipe diversa para o especial, que tem como missão ser didático e provocador, gerando identificação, reflexão e transformação no público. A atração tem como consultores Camila Alves, Haonê Thinar, Priscila Siqueira, Léo Castilho, Pedro Fernandes, Clara Kutner e Wanderley Montanholi, além dos diretores Daniel Gonçalves e Pedro Henrique França e do influenciador Ivan Baron.
Ao longo do programa, o público assistirá a experimentos sociais que envolvem questões de preconceito, capacitismo, invisibilidade/ experiência de não pertencimento, e acessibilidade/ exclusão. Um dos experimentos criados para o especial é representado pela atuação da comediante Tatá Mendonça. Pessoa com deficiência visual, ela pede que participantes leiam mensagens recebidas no perfil pessoal de sua rede social. Para justificar a solicitação, ela diz que o aplicativo do celular, responsável por transmitir as mensagens, está com problema e por isso não consegue saber o conteúdo. Diante de palavras agressivas e críticas gratuitas, os participantes vão ler, omitir o conteúdo, e oferecer palavras de afeto e incentivo a ela. Para Tatá, a participação do público no experimento surpreendeu de forma positiva.
Para trazer um contexto histórico, apresentar os movimentos sociais e abordar temas como conquistas, leis, autonomia, inclusão e terminologia, a especialista Izabel Maria Loureiro Maior, líder do movimento político das pessoas com deficiência, que participou dos debates da Assembleia Nacional Constituinte Constituinte (1987-1988) e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência pela ONU, ratificada no Brasil em 2008 com status constitucional, foi convidada a participar. Médica, professora e ativista do movimento social das pessoas com deficiência, foi a primeira pessoa com deficiência a comandar a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência e é liderança há mais de 30 anos do Movimento das Pessoas com Deficiência.
Projeto “Falas”
“Falas de Acesso” é o quarto especial do Projeto “Falas”, série de especiais que abordam as principais efemérides do ano na grade de programação da TV Globo, alinhada à jornada ESG da empresa. O primeiro foi “Falas Femininas”, exibido no Dia da Mulher; o segundo, “Falas da Terra”, apresentado em 15 de abril, em celebração ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril); e o terceiro, “Falas de Orgulho”, exibido no dia 21 de junho. Estão previstos mais dois programas que vão ao ar nas datas sociais que celebram o Dia do Idoso (1º de outubro) e o Dia da Consciência Negra (20 de novembro).
O “Falas de Acesso” tem direção artística de Patricia Carvalho, direção de Pedro Henrique França e Daniel Gonçalves, roteiro de Malu Vergueiro, produção de Natália Daumas e Rebecca Dias e direção de gênero de Mariano Boni.