O canal TV da Gente, projeto do apresentador, cantor e empresário Netinho de Paula (que não aparece na grade de programação), estréia no próximo dia 20 de novembro no UHF de São Paulo, em licença do Grupo Bandeirantes de Comunicação. É que o canal fechou parceira com a rede e vai entrar no canal 50 de São Paulo, uma concessão das antigas TVAs (serviço Especial de TV por Assinatura), que lhe permite no máximo 11 horas/dia de programação aberta. Para a Band, a parceria lhe propicia expansão do seu sinal internacional. Isto porque vai fazer uma troca de conteúdos com a TV da Gente, que já nasce com acordo para distribuição em Angola (onde há investidores do canal). O canal chega à África a partir de dezembro.
Além disso, o canal estréia também em Fortaleza, também em UHF, onde fica a geradora da rede. Ainda, o canal estará no B1-digital (estima-se que haja no Brasil cerca de 400 mil receptores de banda C digital). Frederico Nogueira, diretor geral da TV Bandeirantes em São Paulo, diz que este espaço no UHF vinha sendo ocupado como repetição do Canal 21, que conta com faixa específica. Segundo ele, a parceria envolve também troca de conteúdo: "Podemos fornecer algumas imagens de futebol, por exemplo. E a nossa parceria inclui também a ida para a África, via TV da Gente, que já tem distribuição ali. Alguns programas nossos, como o Raul Gil, por exemplo, tem muita aceitação na África", diz Nogueira, afirmando que a Band ainda estuda quais programas vai incluir no sinal internacional da TV da Gente. O canal também será oferecido às operadoras de TV por assinatura e de acordo com Marcelo Assumpção, da InteracTV, pode ser oferecido em forma de canal ou de bloco de programação para os canais locais das operadoras.
Grade
A programação inicial da TV da Gente terá seis horas diárias. Segundo Netinho, o canal busca retratar a diversidade racial e cultural; dá espaço para apresentadores e repórteres negros, mas não exclui nenhum tipo racial de seus programas. A rede, cujos investimentos iniciais são de R$ 12 milhões, vair disputar também sua fatia no mercado de publicidade, buscando atrair anunciantes de pequeno e médio portes. A agência contratada para divulgar a TV da Gente é a JW Thompson. De acordo com Netinho, a Band também vai ajudar a promover o canal, por meio de suas emissoras de rádio. Entre os apresentadores da TV da Gente, estão a cantora Adyel, o ex-jogador de futebol Müller, a atriz Cintia Raquel (ex-TV Cultura) e o secretário da Cidadania e Justiça do Estado de São Paulo, Hédio Silva Jr., que vai abordar assuntos jurídicos – haverá trechos do programa da TV americana "Judge Hatchett".