Estratégias antipirataria: o final feliz, hollywoodiano

Durante o período de pandemia, a indústria do cinema enfrentou um dilema nos negócios: suspender as estreias até que as restrições acabassem ou lançar o conteúdo premium em plataformas de streaming imediatamente? Como não havia garantia de quando os cinemas reabririam, muitos criadores de conteúdo seguiram a rota do PVOD (Premium Video On Demand). 

À medida que o cenário da pandemia foi mudando, os cinemas reabriram gradativamente, mas a capacidade não recobrou os níveis pré-pandemia, o que levou à introdução de um modelo de distribuição híbrido, simultâneo para as telonas e para os serviços de streaming.

*Tim Pearson é diretor sênior de Marketing de Produto da Nagra.

Nem todos ficaram felizes com essa direção dos negócios, dentre os quais a NATO (National Association of Theatre Owners), afirmando que tal abordagem iria minar o potencial de bilheteria e promover a pirataria.

Um exemplo disso se deu com o lançamento da produção "Viúva Negra", da Marvel Studios, que gerou US$215 milhões globalmente, dos quais US$60 milhões, ou 27%, vieram de assinantes do Disney + Premier Access. No entanto, a NATO atribuiu a dramática queda nas receitas de bilheteira do filme, na sua segunda semana, à pirataria. Isso porque o conteúdo pirateado pode ser acessado horas depois do seu lançamento online, em qualidade HD, com legendas e multi-áudio e distribuído para um público global. Estima-se que foram de $50 milhões a $70 milhões as perdas de receita no mercado para a "Viúva Negra", devido à falta de exclusividade dos cinemas durante os primeiros 10 dias. É verdade que a estratégia de lançamento híbrido, especialmente nos Estados Unidos, sustentou receitas de filmes, aumentando o número de assinantes de SVOD. O TorrentFreak, no entanto, relatou que a "Viúva Negra" foi o título número um dos piratas na semana de 19 de julho de 2021. Os efeitos do modelo híbrido foram igualmente percebidos na Índia, com a estreia disponível em sites piratas, em HD e 4K, o que causou preocupação sobre o potencial de geração de receita do filme.

"Dune", a ficção científica de US $ 160 milhões da Warner Bros. Pictures, foi outra superprodução alvo de vazamentos. Com cópias de streaming de alta qualidade em sites de pirataria, o filme já estava disponível em pelos menos três grandes sites ilegais dias antes do lançamento nos cinemas dos Estados Unidos e na HBO Max. Os sites hospedaram cópias de streaming de qualidade HD de "Dune", com legendas em inglês, dinamarquês, espanhol e árabe. Milhares de usuários também hospedaram e compartilharam cópias em sites de torrent.

Verdade é que enquanto o mercado luta com o conceito de negócio de distribuição de um novo conteúdo, está claro que a pirataria de PVOD é um problema que merece atenção. O impacto econômico é sentido profundamente nos negócios, já que perseguir piratas depois que um filme é lançado não é prático nem econômico. A solução é uma abordagem proativa e abrangente combinada com um consenso da indústria sobre estratégias antipirataria para garantir que os criadores de conteúdo protejam seus investimentos e gerem a receita que prometeram aos seus investidores.  

Por isso, soluções antipirataria para PVOD não podem ser tidas como ferramentas apenas para proteger um ativo de filme. É preciso considerá-las como um meio de proteção de receitas recorrentes de estreias subsequentes, lançadas em formato direto para streaming, ambiente que concentra mais de 80% da pirataria.

O ataque é a melhor defesa

Para evitar o que aconteceu com "Viúva Negra", é indispensável uma estratégia e um plano com várias contramedidas para colocar em prática. É preciso que o conteúdo de um filme tenha marca d'água, rastreável, e que o estúdio use monitoramento de IPTV para reunir inteligência sobre o ecossistema pirata. Assim, quando os vazamentos forem identificados, será possível desligar servidores e bloquear IPs para impedir o acesso ao conteúdo pirateado.

Hoje, existem múltiplas maneiras de combater a pirataria. Estúdios que lutam contra a pirataria na era do direct-to-streaming não podem confiar em apenas uma tática, sendo necessário investimento em várias linhas de defesa e execução da estratégia antipirataria correta. Além de criar uma linha rastreável de inteligência para vazamento único ou múltiplo, medidas como interromper o serviço ao desligar servidores críticos em sua infraestrutura, promover queixas criminais ou civis que levem a ações por meio de coalizões e alianças, bloquear IPs em mercados onde exista essa possibilidade, remover todos os pontos de entrada que fornecem aos consumidores acesso a sites ilícitos, são algumas entre tantas outras práticas possíveis listadas que devem ser consideradas.

Recentemente, a Nagra, empresa que fornece soluções de segurança e experiência de usuário em várias telas para a monetização de mídia digital, disponibilizou um e-book com estratégias que podem ser combinadas.

O investimento em antipirataria é um investimento em proteção de margens de lucro, capaz de reduzir custos, inclusive para a aquisição de clientes, e aumentando o valor total do ciclo de vida da assinatura.

Agindo prematuramente, a segunda semana de uma estreia – diferentemente do que aconteceu com "Viúva Negra" – poderá ser tão boa quanto a primeira, com aumento de assinantes e receitas. Sinal de que as contramedidas funcionam, de investidores felizes e de uma indústria mais pujante do que nunca.

Esse, sim, é um final de Hollywood!

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