PREMIAÇÃO
11/11/2021, 18:57

Filme nacional "Você não é um Soldado" é premiado na Espanha e México

"Você não é um Soldado" é o vencedor da categoria Melhor Documentário Internacional na 5ª edição do Docs Valencia – concurso dedicado exclusivamente ao cinema documental. Para esta edição, o evento cruzou as fronteiras em busca de novas narrativas e perspectivas ao redor do mundo. Além desta grande premiação, o filme ainda recebeu uma Menção Honrosa no DocsMX – Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México.

Com direção de Maria Carolina Telles e co-direção de Aleksei Abib, o longa se aprofunda na relação do fotojornalista André Liohn com a perda de colegas e a possibilidade da própria morte para o exercício da profissão. O paralelo entre as imagens dos conflitos e os diálogos com os filhos conduzem a reflexões sobre a transformação da função do correspondente de guerra no jornalismo atual.

Nascido em Botucatu, interior de São Paulo, Liohn possui créditos na imprensa global, como The New York Times, Le Monde e Time. "Você não é um Soldado" é constituído principalmente a partir de gravações de mais de 15 anos de cobertura de guerras, como dos rebeldes contra o regime de Muamar Kadafi, na Líbia, e a ofensiva do exército iraquiano contra o ISIS em Mosul, no Iraque. "Fico lisonjeado que o documentário 'Você não é um Soldado' através do do prestígio do festival de Valência, possa contribuir para que o público reflita sobre a importância do jornalismo na constante construção de nossa sociedade", diz Liohn.  

Pelo seu trabalho, o fotojornalista recebeu o The Robert Capa Gold Medal Award2011, prêmio de melhor reportagem fotográfica publicada exigindo coragem excepcional e iniciativa. "O documentário é uma ode à sobrevivência e ao amor e é o meu suspiro antiguerra. É também uma forma de falar sobre a superação do luto", ressalta Maria Carolina Telles, diretora do filme. 

Além do DocsValència, "Você não é um Soldado" participou do Hot Docs – o maior festival de documentário da América do Norte; marcou presença no DOXA Documentary Film Festival, baseado em Vancouver, British Columbia, Canadá; também esteve no Doc Edge Festival, renomado festival internacional destinado ao gênero documentário, que acontece todo ano na Nova Zelândia e um dos que qualifica os indicados ao Oscar, e participou do DocsMX – Festival Internacional de Cine Documental da Cidade do México, onde recebeu Menção Honrosa.

"Você não é um Soldado" ("You are not a soldier", no título em inglês), que conta com apoio do BNDES, tem produção da Elo Company e Rede Snack – empresa de social content da B&Partners.co-, com coprodução da Mistika e trilha sonora original da Ultrassom Music Ideas. 

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top