A Netflix removerá quase todos os seus séries e filmes interativos a partir do dia 1º de dezembro. A página "Especiais interativos" da plataforma atualmente lista 24 títulos – destes, somente quatro permanecerão: "Black Mirror: Bandersnatch", "Unbreakable Kimmy Schmidt: Kimmy vs. the Reverend", "Ranveer vs. Wild with Bear Grylls" e "You vs. Wild". As informações foram divulgadas inicialmente pelo The Verge.
A remoção dos títulos marca de certa forma uma conclusão negativa para os primeiros esforços da empresa com conteúdos desse tipo. A Netflix lançou os títulos interativos pela primeira vez em 2017, com "Puss in Book: Trapped in an Epic Tale", e um dos grandes destaques dessa trajetória foi "Black Mirror: Bandersnatch", que foi lançado mundialmente em dezembro de 2018. A trama se passa em 1984, quando um jovem programador começa a adaptar um romance fantástico para videogame e põe em questão a própria realidade. A história permite múltiplos finais, que dependem das escolhas dos espectadores.
Além de especiais baseados em franquias como "Carmen Sandiego" e "Boss Baby", a Netflix também experimentou ideias como uma série diária de perguntas e respostas. Os poucos títulos disponíveis sugerem que o formato não foi tão bem sucedido – "Puss in Book", por exemplo, que marcou a estreia da estratégia, já não aparece mais no catálogo.
"A tecnologia serviu ao seu propósito, mas agora é limitante à medida que concentramos os esforços tecnológicos em outras áreas", disse Chrissy Kelleher, líder de Games Communications da Netflix nos EUA.