Festival Curta Brasília começa nesta semana

A oitava edição do Festival Curta Brasília tem início nesta quinta-feira, 12, no Cine Brasília, exibindo e premiando produções da área e videoclipes produzidos entre 2018 e 2019. Neste ano, o evento tem como tema central "Empatia, Ciclos e Conexões". 

A programação vai de 12 a 15 de dezembro e conta com mais de 80 curtas-metragens distribuídos em nove mostras. Além dos filmes brasileiros, serão exibidas produções da Argentina, Austrália, Bélgica, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Jamaica, Luxemburgo, México, Peru e Suíça. O evento oferece também espaço dedicado a experiências em realidade virtual, workshops, oficinas, debates, mercado de economia criativa e performances artísticas, com a proposta de unir cinema, educação, tecnologia e música. A entrada é franca. 

Esta edição do Festival apresenta a Mostra Curtame Mucho, uma seleção de curtas-metragens latinoamericanos e caribenhos, e duas Mostras Competitivas, a Nacional, com 30 filmes selecionados dentre os 1300 inscritos de todas as regiões do país, e a Decibéis, que exibe 14 videoclipes de diferentes gêneros musicais. 

A programação traz ainda as Mostras Especiais: Cine Tormenta, que celebrará a sexta-feira 13, apresentando curtas que abordam o universo do terror; A Surdocine, que propõe um intercâmbio de percepções e experiências entre público surdo e ouvinte; Tesourinha, composta exclusivamente por produções do Distrito Federal; Calanguinho, especialmente para o público infantil; Europa em curtas, composta por sete curtas de quatro países (Espanha, França, Holanda e Suíça); Provocações, sessão com filmes que trabalham temas polêmicos; além da Curtame Mucho. Já o Espaço CVRTA XR, montado na área externa do Cine Brasília, apresentará curtas-metragens nacionais e internacionais com o tema interação entre humanos, cyborgs e natureza por meio de tecnologias XR e narrativas imersivas.

A agenda segue com as atividades paralelas, como o Fórum XR, que conta com a presença de representantes do coletivo PoN (Politics of Nature) para apresentarem resultados da coprodução Brasil-Holanda, dentre outros profissionais e convidados; o atelier de realidade virtual; os debates, que serão concentrados no final de semana e abordarão, entre outros temas, políticas públicas para o audiovisual e a importância da produção audiovisual feita e protagonizada por pessoas surdas; e uma Praça Cultural.

O Festival Curta Brasília, por meio do Júri Oficial e do Júri Popular, concederá aos filmes vencedores o Troféu Curta Brasília, além de prêmio em dinheiro, para as categorias Melhor Curta-Metragem pelo Júri Oficial e Júri Popular; Melhor Videoclipe pelo Júri Oficial e Júri Popular; e Melhor Curta-Metragem da Mostra Calanguinho pelo Júri Popular Infantil. Por fim, o Festival Curta Brasília, por meio do Júri Oficial, concederá o Troféu Curta Brasília, sem prêmio em dinheiro, para os filmes premiados nas seguintes categorias: Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Fotografia; Melhor Atuação; Melhor Montagem; e Melhor Som.

O Festival é uma realização da Sétima Produções Culturais, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF; patrocínio da Embaixada da Holanda, apoio do Institut Français, Embaixada da França, Novembre Numérique, Fundo Brasil, Fecomercio, Sesc, Investe Turismo, Sebrae e Secretaria de Turismo do DF.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui