De 12 a 15 de dezembro, o Distrito Federal recebe a 12ª edição do Festival Curta Brasília, no Cine Brasília. Realizado anualmente pela Sétima Cinema, o Festival premiará os melhores curtas e videoclipes produzidos a partir de janeiro de 2023, em duas categorias: Mostra Nacional de curtas-metragens e Mostra Decibéis de videoclipes. O evento tem como proposta unir cinema, tecnologia e música, entre outras artes. Durante quatro dias, ele integra mostras de curta-metragens nacionais e internacionais, espaço dedicado a experiências em realidade virtual, workshops, oficinas, mercado de economia criativa, intervenções e performances artísticas. A entrada é gratuita.
Homenageando um grande parceiro do Curta Brasília desde sua criação, o curta-metragem de abertura do Festival é uma produção inédita, um recorte da última entrevista do cineasta em vida. Marcia Zarur dirigiu "Vladimir Carvalho – Cinema e Memória", filme que será exibido na quinta-feira, 12, às 18h30.
Neste ano, o Festival Curta Brasília recebeu a inscrição de 1.153 produções, cuidadosamente analisadas pelas comissões de curadoria, sob coordenação de Arthur B. Senra, destes, a curadoria da Mostra Nacional selecionou 30 produções que vão concorrer na Mostra Nacional de Curta-metragem. Já para a Mostra Decibéis de Videoclipes, a curadoria, formada por André Gonzales e Marina Lima, selecionou 19 produções para a categoria.
O Festival Curta Brasília, por meio do Júri Oficial e do Júri Popular, concederá aos filmes vencedores o "Troféu CURTA BRASÍLIA", além de prêmio em dinheiro.
Mostra Internacional
Parceira do Festival desde 2016, a Embaixada da Espanha tem destaque na programação desse ano. A convite da Embaixada, a banda "Pa'bailar de Buenas" abre a programação do Curta Brasília no dia 12, a partir das 17h. Já no domingo, 15, o festival abre as portas para o público na Mostra Espanha em Curtas, com quatro curtas espanhóis selecionados através da curadoria de Juan Montiel Rozas, que estará presente no Festival para um bate-papo sobre "Espanha no Setor Audiovisual Atual".
Experiências em realidade virtual
A Mostra CVR de Realidade Virtual vai acontecer de 12 a 15 de dezembro, diariamente das 18h às 22h. Pioneiro em trazer cinema de realidade virtual para Brasília, o Curta Brasília conta com um espaço dedicado a filmes imersivos desde 2016. Nesse ano, a Mostra CVR conta com mais 15 experiências para o público assistir e interagir, de países como Austrália, Bélgica, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, Holanda e Peru.
O Curta Brasília ainda é parceiro do MAIX (Movimiento de arte e investigación extendida) e trará experiências premiadas pela iniciativa de colaboração internacional para promoção de experiências e artistas latino-americanos pelo mundo.
O panorama Políticas da Natureza (PoN), na agenda desde 2018, traz debates, oficinas e programação que busca engajamento e reflexão sobre as mudanças climáticas por meio de novas tecnologias. Em 2024, o Festival conta com as experiências brasileiras "Cativeiro", dirigida por Tadeu Jungle, e "Plantando o Futuro na Amazônia", com a direção do TNC e Pindorama Filmes, entre outras.
Outras mostras temáticas de realidade virtual também compõem a programação do evento.
Programação infantil
Por fim, no domingo, 15, a Mostra Infantil Calanguinho abre as portas para as famílias a partir das 10h, com uma programação de filmes e videoclipes voltada para as crianças. Com apresentação do palhaço Ximbica, ela conta com videoclipes, animações e ficções que dialogam com o público infantil, que será convidado para subir ao palco do Cine Brasília e votar na melhor história.