CurtaENEM premia educadores e valoriza o audiovisual em encerramento das atividades do ano

Aula ministrada pela educadora Sinara Rúbia encerrou as atividades do ano (Crédito: Divulgação/ Curta!)

O CurtaENEM, projeto da plataforma CurtaEducação, patrocinado pela Claro e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, encerrou o seu primeiro ciclo de atividades. Desde agosto, educadores e alunos de todo o país puderam vivenciar novas abordagens de aprendizado, como no concurso "Procura-se Professor-Autor". A iniciativa premiou os docentes com os melhores relatos de experiências em sala de aula elaboradas a partir dos filmes e séries disponíveis no catálogo do CurtaENEM, de forma gratuita. 

Com o objetivo de inspirar os docentes a usarem o audiovisual como ferramenta pedagógica, o projeto também promoveu a Formação de Professores "Filmes que Ensinam", que finalizou com uma aula ministrada pela educadora Sinara Rúbia sobre "Memória, Resistência e Identidade Negra: Educação Antirracista no Cinema". A formação contou ainda com aulas dos professores Helena Theodoro, Bruno Ferreira, Clarisse Fukelman e Fabio Scarano, que trabalharam temas relevantes para o Século XXI.

Para inspirar seus alunos e desenvolver novas habilidades e visões sobre o romantismo na literatura brasileira, a professora Aline Brasil Quadros, da Escola Técnica Amauri Vieira, de Volta Redonda, no Sul fluminense, propôs aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio uma reflexão sobre identidade nacional e valorização da cultura popular. Ao utilizar o episódio "Cultura, Memória e Identidade", da série "Cidades Possíveis", de Eduardo Goldenstein, ela incentivou os alunos a entenderem os elementos culturais e naturais que compõem a identidade, o patrimônio e a memória do município de Volta Redonda.

O projeto de utilizar filmes em salas de aula começou em 2007, a partir de relatos de professores que utilizavam a plataforma Porta Curtas, site de catalogação e exibição de curtas-metragens brasileiros. Vanessa Souza, coordenadora do CurtaEducação, ressalta que o Curta! é um dos maiores produtores e distribuidores de produções nacionais do país, o que facilitou a execução da ideia de aumentar o escopo da iniciativa. "Mas como fazer a curadoria desses filmes para o projeto? Ele é baseado nos temas recorrentes no ENEM, então convidamos professores, com uma coordenação pedagógica, e eles elencaram quais eram os assuntos mais relevantes e fizemos a seleção. Uma seleção tão acertada que o tema da redação de 2024 teve tudo a ver com o que trabalhamos ao longo do projeto", destaca. O projeto contou com a coordenação pedagógica das educadoras Kátia Montinelli e Andrea Vianna.

O "Pré-vestibular com Filmes" foi outra das iniciativas do projeto CurtaENEM. Durante todas as terças-feiras de outubro, alunos de todo o país participaram de aulões online preparatórios para o ENEM com conteúdos da plataforma CurtaENEM. As atividades foram realizadas pelos educadores especializados na prova Douglas Knupp e Gabriel Feitosa. Com as notas da prova divulgadas, no início do ano que vem, os cinco estudantes da rede pública que assistiram a conteúdos na plataforma relacionados às áreas do exame e obtiverem as melhores notas receberão notebooks como reconhecimento pelo seu desempenho. Tanto os aulões como a Formação de Professores "Filmes que Ensinam", transmitidos gratuitamente online, estão disponíveis no canal do YouTube do CurtaEducação

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui