O CurtaENEM, projeto da plataforma CurtaEducação, patrocinado pela Claro e financiado pela Lei de Incentivo à Cultura, encerrou o seu primeiro ciclo de atividades. Desde agosto, educadores e alunos de todo o país puderam vivenciar novas abordagens de aprendizado, como no concurso "Procura-se Professor-Autor". A iniciativa premiou os docentes com os melhores relatos de experiências em sala de aula elaboradas a partir dos filmes e séries disponíveis no catálogo do CurtaENEM, de forma gratuita.
Com o objetivo de inspirar os docentes a usarem o audiovisual como ferramenta pedagógica, o projeto também promoveu a Formação de Professores "Filmes que Ensinam", que finalizou com uma aula ministrada pela educadora Sinara Rúbia sobre "Memória, Resistência e Identidade Negra: Educação Antirracista no Cinema". A formação contou ainda com aulas dos professores Helena Theodoro, Bruno Ferreira, Clarisse Fukelman e Fabio Scarano, que trabalharam temas relevantes para o Século XXI.
Para inspirar seus alunos e desenvolver novas habilidades e visões sobre o romantismo na literatura brasileira, a professora Aline Brasil Quadros, da Escola Técnica Amauri Vieira, de Volta Redonda, no Sul fluminense, propôs aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio uma reflexão sobre identidade nacional e valorização da cultura popular. Ao utilizar o episódio "Cultura, Memória e Identidade", da série "Cidades Possíveis", de Eduardo Goldenstein, ela incentivou os alunos a entenderem os elementos culturais e naturais que compõem a identidade, o patrimônio e a memória do município de Volta Redonda.
O projeto de utilizar filmes em salas de aula começou em 2007, a partir de relatos de professores que utilizavam a plataforma Porta Curtas, site de catalogação e exibição de curtas-metragens brasileiros. Vanessa Souza, coordenadora do CurtaEducação, ressalta que o Curta! é um dos maiores produtores e distribuidores de produções nacionais do país, o que facilitou a execução da ideia de aumentar o escopo da iniciativa. "Mas como fazer a curadoria desses filmes para o projeto? Ele é baseado nos temas recorrentes no ENEM, então convidamos professores, com uma coordenação pedagógica, e eles elencaram quais eram os assuntos mais relevantes e fizemos a seleção. Uma seleção tão acertada que o tema da redação de 2024 teve tudo a ver com o que trabalhamos ao longo do projeto", destaca. O projeto contou com a coordenação pedagógica das educadoras Kátia Montinelli e Andrea Vianna.
O "Pré-vestibular com Filmes" foi outra das iniciativas do projeto CurtaENEM. Durante todas as terças-feiras de outubro, alunos de todo o país participaram de aulões online preparatórios para o ENEM com conteúdos da plataforma CurtaENEM. As atividades foram realizadas pelos educadores especializados na prova Douglas Knupp e Gabriel Feitosa. Com as notas da prova divulgadas, no início do ano que vem, os cinco estudantes da rede pública que assistiram a conteúdos na plataforma relacionados às áreas do exame e obtiverem as melhores notas receberão notebooks como reconhecimento pelo seu desempenho. Tanto os aulões como a Formação de Professores "Filmes que Ensinam", transmitidos gratuitamente online, estão disponíveis no canal do YouTube do CurtaEducação.