A startup paranaense Viu Review é a responsável pela plataforma indika.tv, que tem como proposta oferecer uma curadoria especializada, com tecnologia de recomendação hiper-personalizada de séries e filmes, separando e analisando os destaques de conteúdos de cada serviço de streaming que o usuário assina. Agora, a plataforma web está trazendo novas funcionalidades. Na nova versão, ela ajuda o público a organizar e gerenciar todas as suas assinaturas de streaming, para que ele saiba exatamente o que está assinando, quanto está gastando e o quanto poderia economizar.
Segundo uma pesquisa da própria plataforma, que ouviu cerca de 1.500 pessoas de sua base, 53,8% delas não sabem quanto gastam com suas assinaturas de streaming, 69,2% acham que estão gastando mais do que deveriam com assinaturas de streaming e 61,5% afirmam que a qualidade do entretenimento recebido não justifica o valor gasto. André Siqueira e Weiberlam Garcia, co-fundadores da startup, afirmam que a Viu Review vem se posicionando para alinhar as necessidades dos usuários de streaming com as estratégias de aquisição, retenção e awareness dos provedores de internet.
"A ideia dessas novas features nasceu da conversa constante que temos com nossos usuários. Percebemos que, com tantas plataformas disponíveis, muita gente já se sentia perdido e com dificuldade de entender se o que pagam realmente valia mesmo a pena", comenta Siqueira, CEO da Viu Review.
O painel unificado da plataforma organiza todas as assinaturas em um único lugar, monitora o quanto o usuário está gastando e, a partir de uma análise preditiva de sua IA, sugere maneiras de economizar, mantendo apenas os serviços que realmente são consumidos por ele e, segundo os executivos, sem que isso impacte na qualidade do seu entretenimento. Para que o processo funcione da melhor maneira, é importante que o consumidor esteja logado em todas as plataformas que assina.
"A gestão integrada das assinaturas foi uma solução óbvia pra gente. Mais de 84% dos usuários que responderam nossa pesquisa disseram que gostariam de uma plataforma para facilitar essa organização. Então pensamos: 'Por que não oferecer essa funcionalidade de um jeito que fosse simples e prático, afinal tínhamos os dados e a tecnologia que já aplicávamos no nosso sistema de recomendação de conteúdo?'. Assim, quem se cadastra no indika.tv agora tem uma visão clara de quanto está gastando e como pode tomar decisões mais precisas sobre quais plataformas manter ou não no seu portfólio", explica o CEO.
Outra novidade é a "Lista de Espera Unificada", uma funcionalidade que permite que o usuário organize os filmes e séries que já foram recomendadas para ele e que ele gostará de assistir em algum momento, independentemente da plataforma onde estiverem disponíveis. "A gente sabe o quanto é chato ter que pular de uma plataforma pra outra atrás de um título específico e como é fácil esquecer de um filme ou de uma série que descobrimos por acaso. Por isso desenvolvemos uma 'lista de espera' que é mais inteligente, pois ela não só organiza essa demanda, como também garante ao usuário que um conteúdo, que ele já favoritou em algum momento da sua jornada no indika, seja recomendado novamente de acordo com um mood específico. É economia de tempo e zero frustração", avalia Weiberlam Garcia, CTO da Viu Review.
Segundo Siqueira, a Viu Review passou recentemente dos 350 mil usuários com um MAU próximo de 30% (além de um índice de engajamento acima de 60%), números que comprovam o sucesso da plataforma. Com o recente investimento do Programa Inova, liderado pela Bossa Invest, a meta é se aproximar cada vez mais das plataformas de streaming e, principalmente, dos provedores de internet, criando um ponto de conexão estratégico entre esses players através de uma gestão simplificada para todos crescerem juntos.
"Sabemos, por exemplo, como a integração dos conteúdos dos serviços de streaming tem sido uma aposta de muitos ISPs para garantir o crescimento e também para combater o churn, além, obviamente, de ser uma estratégia relevante para enfrentar a guerra de preços e a competição agressiva do setor", afirma. "No entanto, também sabemos que existe o desafio do engajamento e da monetização, por isso acreditamos que uma plataforma como a nossa pode funcionar perfeitamente tanto como um hub de entretenimento quanto como um One-Stop-Shop – de serviços de streaming e até de outros produtos digitais relevantes para o usuário e oferecido pelos provedores".
Ainda de acordo com o CEO, o objetivo agora é unir todas as pontas da cadeia e fazer todas ganharem: o assinante, que encontra entretenimento de qualidade pagando pelo que de fato ele vai gostar de consumir; o player de streaming, que entrega conteúdo certo para a pessoa certa com precisão; o ISP, que passa a ter uma fonte de receita adicional, um produto inovador e mais inúmeras possibilidades de engajamento e upsell; e a própria Viu Review, que empacota tudo isso com tecnologia e um suporte consultivo especializado.