Novo DTH inicia operações com acesso à Internet

A empresa Direct to Company (DTC), comandada pelo empresário Leonardo Petrelli, entra na reta final para o início de suas operações. O cronograma, que deverá ser aprovado pelos acionistas na próxima semana, prevê testes operacionais em 15 de abril e início das comercializações em 15 de maio. A DTC será a primeira empresa a oferecer serviços de DTH específicos para mercado corporativo. A novidade é que não se trata só de um projeto de DTH. Logo no início das vendas será oferecido acesso à Internet. Os atuais sócios da DTC aguardam para os próximos dias a aprovação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para abertura do capital da empresa. Numa primeira etapa, será disponibilizado cerca de 20% do capital ordinário da DTC para o mercado. A intenção é atrair fundos de private equity. Posteriormente, serão lançadas debêntures conversíveis em preferenciais. De um total de investimentos estimado em R$ 40 milhões, a DTC pretende captar perto de R$ 25 milhões com investidores. Para aproveitar a onda de supervalorização de empresas de tecnologia, a DTC está focando o seu produto na bandeira da educação à distância com a integração da distribuição por satélite e do acesso rápido à Internet. Aliás, a DTC será a primeira empresa do Brasil a oferecer acesso à rede mundial via sinal de banda Ku. Todo o conteúdo produzido para os canais terá uma versão em vídeo e outra para Internet. As duas mídias estarão integradas, segundo Leonardo Petrelli, sócio e principal executivo da DTC. A idéia é poder oferecer um certo grau de interatividade entre os telespectadores e a programação. A limitação, por enquanto, será o upstream, que ainda precisará ser feito por linha telefônica, mas a empresa já estuda parceiros que possam oferecer este retorno em alta velocidade. O serviço de Internet por banda Ku da DTC se chamará DTNet, e seu uso será restrito aos assinantes do sistema. A DTC quer vender seu pacote básico, com cinco canais, por um preço entre US$ 200 e US$ 300 ao mês. Estes valores e o line-up foram definidos com base em uma pesquisa realizada pelo Ibope no segundo semestre de 99. As empresas ouvidas mostraram interesse em canais de treinamento, informática, aulas de idiomas, canal de legislação e notícias (que será o canal Bloomberg), nessa ordem. Esse será, então, a primeira grade da DTC. Posteriormente, serão acrescentados canais específicos, como um canal de agribusiness e outro de conteúdo médico. O business plan da operadora prevê 20 mil assinantes em cinco anos, mas a estimativa é de que este número seja atendido em 24 meses. Também serão oferecidos a partir do segundo semestre cursos especiais online. Há parcerias fechadas com a Universidade de São Paulo (USP), e as federais de Santa Catarina e Paraná, além de instituições estrangeiras, como a Universidade de Harvard, o MIT e as universidades de Paris e Barcelona. Estas instituições estarão oferecendo cursos de aperfeiçoamento, mestrado e especialização online. Numa primeira etapa, o projeto é para aulas em vídeo com suporte do serviço de Internet da DTC. Se der certo, a empresa poderá fazer tudo por Internet, sem a necessidade do equipamento de recepção via satélite.

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