NTT usa Ethernet de 100 Gbps para transmitir vídeo 8K sem compressão

A divisão de comunicações do grupo japonês NTT anunciou nesta quarta-feira, 12, ter estabelecido uma interconexão Ethernet de 100 Gbps para conseguir a transmissão de longa distância de vídeo sem compressão na resolução 8K. O feito, conseguido no dia 5 de fevereiro, seria o primeiro teste prático para esse tipo de transmissão, de acordo com a empresa.

A companhia utilizou um backbone de 100 Gbps entre as cidades de Tóquio e Osaka, distantes cerca de 600 km uma da outra. O vídeo 8K sem compressão com taxa de quadros de 60 fps em 12 bits (24 Gbps de transmissão) exibiu cenas do festival de inverno de Sapporo, no norte do Japão. Ao mesmo tempo, a NTT realizou uma transmissão de vídeo também sem compressão, mas na resolução 4K.

Como resultado, a empresa identificou que houve uma redução significativa na degradação e no delay da transmissão em relação às redes Ethernet de 10 Gbps convencionais que requerem compressão de dados. A solução de 100 Gbps utilizada foi a Arcstar Universal One, que utiliza três rotas redundantes na costa do Pacífico, no centro do Japão e na costa do mar japonês.

A NTT prevê que esse tipo de transmissão em 8K será utilizado em eventos como os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio. Outra aplicação será para redes corporativas: a companhia planeja fazer o upgrade para 100 Gbps para aumentar a redundância e garantir que as comunicações não sejam interrompidas em caso de um desastre ou mau funcionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui