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Cinema do Brasil e Spcine apoiam projetos e profissionais brasileiros no EFM, em Berlim

“O Último Azul”, de Gabriel Mascaro (Foto: Guillermo Garza/ Desvia)

O European Film Market (EFM) 2025, evento de mercado do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), abrirá suas portas de 13 a 19 de fevereiro, recebendo representantes internacionais da indústria, incluindo produtores, agentes de vendas globais, distribuidores, operadores de cinema, empresas de alta tecnologia e investidores de todo o mundo. Reconhecido como uma das principais plataformas globais para licenciamento e networking, o EFM marca o início do ano no setor audiovisual, atuando como um importante indicador de tendências, inovações e desenvolvimentos nas produções de cinema e TV.

O Cinema do Brasil, programa dedicado à promoção internacional das produções audiovisuais brasileiras, estará presente mais uma vez. No último ano, o programa levou uma delegação com 35 empresas, entre produtores, distribuidores e festivais brasileiros, ao evento. Entre os principais resultados, US$ 10 milhões em negócios imediatos após ações internacionais e US$ 48 milhões em expectativa de negócios até um ano após ações internacionais.

Em 2025, a participação brasileira no Festival Internacional de Cinema de Berlim 2025, no EFM e em outros programas da indústria será forte, com projetos e profissionais brasileiros atuando em diversas áreas. O Cinema do Brasil contará com uma delegação de 26 empresas associadas e promoverá um programa exclusivo de reuniões de coprodução com parceiros da América Latina e Europa.

Ao lado do InvestSP e Spcine, o Cinema do Brasil organiza um programa exclusivo que inclui quatro reuniões de coprodução com países parceiros, além de uma agenda extensa com encontros estratégicos com programadores de festivais, representantes de fundos, instituições e programas de desenvolvimento. O programa também promoverá um painel sobre a indústria cinematográfica brasileira e seu já tradicional evento de networking. Com o apoio da Apex Brasil e parceria da Spcine e CreativeSP, o Cinema do Brasil terá um estande, localizado no Gropius-Bau #152 (1º andar), cujo espaço poderá ser utilizado para reuniões dos associados com seus contatos.

Obras selecionadas  

Este ano, filmes e séries brasileiros estão em diferentes seções do festival. Entre os destaques, o longa-metragem “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, que concorre ao Urso de Ouro, maior honraria do evento. Também estão na seleção “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, na seção Berlinale Special na mostra não-competitiva; “A Natureza das Coisas Invisíveis”, de Rafaela Camelo, filme de abertura da seção Generation Kplus, uma mostra voltada para o público infanto-juvenil; “Iracema – Uma Transa Amazônica”, de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, que integra a seção Forum Special, uma mostra especial de filmes históricos e contemporâneos que dialogam entre si; e “Ato Noturno”, dos diretores Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, que retornam ao festival na Mostra Panorama. Com este projeto, um suspense erótico que entrelaça desejo e performance, o duo volta a disputar o Teddy Award, o prêmio mais importante do cinema queer do mundo, depois de o vencerem com “Tinta Bruta” em 2018. “Estamos muito felizes por sermos novamente indicados ao Teddy Award, um prêmio que destaca não apenas a importância de discutir vivências LGBTQIA+, mas também valoriza a qualidade artística dos filmes”, celebram os cineastas gaúchos, que pela terceira vez participam do festival.

Produzido inteiramente no interior de São Paulo pela UFO Filmes, com sede em Paraguaçu Paulista/SP, o curta-metragem “Arame Farpado” também está na competição oficial Generation 14plus da 75ª Berlinale. Dirigido por Gustavo de Carvalho, o curta-metragem foi realizado com recursos do Edital Lei Paulo Gustavo e orçamento enxuto, com uma equipe local de cerca de 30 pessoas. A narrativa acompanha um drama familiar com duas irmãs e um padrasto recém-chegado, forçados a passar uma noite na sala de espera de um hospital. Enquanto enfrentam seus próprios conflitos, tornam-se testemunhas do caos social ao redor.

“A narrativa de ‘Arame Farpado’ surgiu em uma noite em que meu pai acabou engasgando com um pedaço de carne e teve que ser levado às pressas a um pronto socorro e precisou passar a noite internado. Durante a espera, naquela madrugada, muitas pessoas inspiraram os personagens do filme e a atmosfera dos ambientes da obra. Paraguaçu é minha cidade natal e cenário da maioria dos meus filmes. Rodar em um lugar distante tem seus lados negativos, mas também muitos lados positivos, que é o acesso a filmar em lugares movimentados, ruas, avenidas, e também contar com o apoio de amigos e da comunidade, que no filme se tornam parte da equipe e do elenco de apoio. A seleção pro Festival de Berlim vem como uma resposta de como o cinema brasileiro pode chegar longe, mesmo sendo produzido de uma forma independente. Nossa cultura tem um jeito de conquistar o mundo, são histórias únicas”, comentou o diretor Gustavo de Carvalho com exclusividade para TELA VIVA.

Escrito, produzido e dirigido por Lucia Murat (“O Mensageiro”), “Hora do Recreio” está entre os 16 documentários que disputarão o Prêmio de Melhor Documentário da Berlinale. O vencedor receberá um prêmio no valor de 40 mil euros e estará qualificado para concorrer a uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário. Além disso, o longa concorre ao Prêmio da Anistia Internacional da Berlinale, voltado para obras que retratam questões sobre direitos humanos. A première mundial em Berlim será no dia 16, domingo, com a presença da diretora e da atriz Brenda Viveiros, que interpreta Clara, personagem do livro “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto. Os vencedores serão anunciados no dia 22. Com abordagem documental e ficcional, “Hora do Recreio” também integra e disputa o prêmio da Mostra Generation 14 Plus. O longa levanta discussões sobre a educação no Brasil sob a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio.

“De Menor – A Série”, novo trabalho da diretora paulista Caru Alves de Souza, também fará sua pré-estreia mundial no evento. A cineasta já participou da Berlinale em 2020, quando seu longa-metragem “Meu nome é Bagdá” venceu a mostra competitiva Generation 14plus. Produção ficcional que aborda audiências envolvendo adolescentes em conflito com a lei, a série tem linguagem não-naturalista. Cada um dos seis episódios adota um gênero ou estilo diferente, incluindo musical, programa de TV, game e podcast. Em Berlim, dois dos episódios serão exibidos: em um deles, um adolescente está sendo julgado por supostamente ser traficante e entra em um “conflito musical” com um juiz rigoroso que está em dúvida sobre qual sentença é a mais justa. No outro, a história de uma adolescente que comete um assalto para impressionar seu namoradinho é transformada em um programa televisivo sensacionalista.

Ainda entre as séries, “Sutura”, da Boutique Filmes, foi selecionada para o Berlinale Series Market. Contemplada pelo programa Cash Rebate de São Paulo, a produção paulistana terá sua exibição no mercado de séries de Berlim no dia 17, segunda, às 12h. O título estreou no Prime Video em novembro de 2024.

“Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, da Morena Filmes, terá estreia mundial no mercado de séries de Berlim com presença da equipe: o ator Johnny Massaro; os diretores Marcelo Gomes e Carol Minêm; a roteirista e criadora Patricia Corso; e os produtores Thiago Pimentel, também autor da ideia original, e Tiago Rezende. Dividida em cinco capítulos e inspirada em casos reais que ocorreram durante a epidemia de AIDS no Brasil, a minissérie ganha sessão no dia 18, às 16h. Ainda não há data de estreia confirmada para a série. A passagem de “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente” pela Berlinale ocorre no mesmo ano em que a produtora Morena Filmes comemora 50 anos.

Programação Cinema do Brasil 

As atividades terão início nesta quinta, 13, às 14h, com o evento de abertura “Welcome São Paulo”. Na sexta, 14, das 10h às 12h, está programado o encontro de coprodução com Alemanha, Colômbia e Uruguai, no estande do Cinema do Brasil, exclusivamente para associados previamente confirmados. Na sequência, das 12h às 13h, o encontro com representantes da La Semaine de la Critique, também para aqueles que já confirmaram a participação.

Um dos grandes destaques da agenda é o painel “Cinema Brasileiro no Mundo: Iniciativas de Internacionalização” com André Sturm (Cinema do Brasil), Lyara Oliveira (Spcine), Marília Marton (Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e Julia Saluh (Relações Internacionais – CreativeSP). O encontro oferecerá um olhar especializado sobre a internacionalização do cinema brasileiro, discutindo as coproduções entre o país e seus parceiros estrangeiros, ao mesmo tempo em que abordará iniciativas, mecanismos e estratégias que moldam o esforço de levar o cinema brasileiro ao mundo. Será na sexta, 14, das 15h às 17h. Outros encontros com mercados internacionais e fundos de investimentos, assim como o happy hour, também estão confirmados para os próximos dias.

No domingo, 16, das 13h às 14h, acontece o painel da Ancine: “Panorama Brasileiro de Coproduções Internacionais”, com Guilherme Bomfim, no estande do Cinema do Brasil. A apresentação trará uma visão atualizada do cenário brasileiro de coproduções internacionais, destacando os tratados e protocolos internacionais em vigor e aqueles que estão em trâmite ou em processo de negociação. Durante a discussão, serão apresentados dados atualizados sobre o fomento às coproduções no último ano, incluindo números significativos de investimentos e apoio a projetos. A abordagem também incluirá informações sobre os principais países coprodutores, bem como outros dados relevantes que ilustram as oportunidades e os desafios do Brasil neste cenário global.

Entre as empresas presentes na delegação do Cinema do Brasil estão produtoras e distribuidoras como Barry Company, Biônica Filmes, Boutique Filmes, Bubbles Project, Conspiração, Coração da Selva, Druzina Content, FJ Produções, Gullane, Levante Filmes, Manjericão Filmes, MyMama Entertainment, Nicho 54, Pinguim Content, RT Features, Sato Company, Tangerina Entretenimento e Vitrine Filmes, entre outras.

Ações da Spcine

A Spcine, empresa estatal veiculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, que celebra dez anos de atuação em 2025, também estará presente no EFM. A iniciativa da empresa, em parceria com o Cinema do Brasil, conta com o apoio à internacionalização do audiovisual paulistano, levando 16 profissionais e representantes de empresas e quatro produções da cidade para o festival com o objetivo de promovê-las no cenário global. Essa é a maior delegação que a Spcine já levou ao evento.

Dentre as principais ações da Spcine no festival está o apoio a oito empresas paulistanas: Tabuleiro Filmes, Singular Mídia & Conteúdo, Fistaile (Sala Amarela), FJ Produções, Multiverso Produções, Pinguim Content, Zero Grau Filmes e Agalma. Cada uma delas foi selecionada através de chamamento e será representada pelos seus respectivos profissionais, que poderão apresentar seus projetos, buscar parcerias e expandir sua rede de contatos.

Além disso, quatro profissionais paulistanos foram selecionados para o Berlinale Talents, um programa que reúne cineastas emergentes do mundo todo: Juliano Castro, montador formado na FAAP; Rosa Caldeira, cineasta da periferia de São Paulo, co-idealizador do Festival Perifericu, que destaca narrativas LGBTQIAPN+ e faveladas; a produtora Margarida Serrano, da Aruac Filmes; e João Marcos de Almeida, montador e roteirista.

Outro espaço para os projetos brasileiros no festival é o Toolbox, iniciativa de diversidade e inclusão do EFM. Dois produtores paulistanos participam: Caique Ferreira, gerente de produção da CUP Filmes, que leva ao evento o longa-metragem “O Rio de Lágrimas Corre pelo Vale do Amor”, e Carine Giovana, diretora e roteirista do documentário “Between Wheels/Entre Ruedas”, uma coprodução entre Brasil e Cuba que explora o impacto do esporte na vida de crianças e jovens.

A Spcine também apoia a exibição de quatro filmes paulistanos no festival – “Anba Dlo”, de Luiza Calagian e Rosa Caldeira; “Iracema – Uma Transa Amazônica”, clássico de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; “De Menor – A Série”, de Caru Alves de Souza; e “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert – além da série “Sutura”.

A presença brasileira na Berlinale se estende ao Co-Production Market. Neste ano, dois projetos paulistanos foram selecionados: “The Funeral”, de Carolina Markowicz, produzido pela Biônica Filmes, e “The Serpent”, de Diogo Hayashi, representado por Julia Alves, produtora da Quarta-feira Filmes. Ambos buscam parceiros para viabilizar sua produção em escala global.

E, complementando a programação, a convite do AfroBerlin, plataforma de networking no European Film Market (EFM) durante a Berlinale, a Spcine estará presente em mais um painel, no dia 17, às 10h. Com mediação de Paula Essam, a mesa contará com a presença de Lyara Oliveira, presidente da Spcine, ao lado de Betty Sulty-Johnson (Habebo Studios, França), Chioma Ude (African International Film Festival, Nigéria) e Dana Sims (agente de talentos nos EUA).

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