Comedy Central e Amazon estreiam "Homens?", segunda série de ficção do Porta dos Fundos com a Viacom

Na próxima segunda-feira, 18 de março, a partir das 22h, estreia no Comedy Central a série "Homens?", segunda obra de ficção do Porta dos Fundos com a Viacom após a aquisição do grupo pela empresa, em abril de 2017. Ao término das exibições na TV, os episódios estarão disponíveis para assinantes no aplicativo CC Play e, após 24 horas, chegam à Amazon Prime Video do Brasil e da América Latina. Durante a semana de estreia, entre 18 e 26 de março, o Comedy Central permanece com sinal aberto nas operadoras Oi, Sky e Vivo TV.

"Homens?" foi criada por Fábio Porchat, do Porta dos Fundos, que é um dos quatro protagonistas – os outros são Gabriel Godoy, Raphael Logam e Gabriel Louchard. A direção dos oito episódios, de 30 minutos cada, é de Johnny Araujo, e o roteiro é assinado pelo próprio Porchat em parceria com Daniel Nascimento, Cristiane Wersom e Guilherme Tomé. O mote da série é trazer um olhar atento e questionador sobre o que os homens querem, o que podem fazer no mundo de hoje e, principalmente, sobre o que significa ser homem na atualidade – daí a interrogação que acompanha o título. Para abordar essas questões, o enredo parte da história de quatro amigos para expor velhos hábitos masculinos, pois cada um deles está enfrentando um problema pessoal e encontra soluções específicas à sua própria maneira.

"Não é para ser uma série bonitinha, e sim real. Vamos falar do que acontece de verdade no mundo do homem, abordando o machismo por e para os homens. Inclusive nas cenas de sexo, a ideia é dar o tom mais realista o possível.", explicou Porchat em coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta terça-feira, 12 de março. "Ao mesmo tempo em que as mulheres estão mudando, os homens precisam acompanhar esse processo. Por isso a inadequação do homem nesse meio do caminho de descontrução machista é um dos nossos principais temas. Queremos rir disso e mostrar como os homens estão apanhando para mudar.", completa. Com uma preocupação de não se tornar didática, a série não tem cenas de "lição de moral", mas passa o recado por meio de personagens como Tainá (Lorena Comparato), prostituta procurada por Alexandre (Porchat) para resolver seu problema de ereção e que acaba virando sua conselheira, e da psicóloga que o personagem futuramente busca. "A série não quer lacrar, mas deixa sua mensagem.", define o criador, que revela ter se inspirado em produções internacionais como "Sex and the City" e "Girls" no sentido de trazer o máximo de realidade para o roteiro e principalmente para as cenas.

Johnny Araujo, diretor da produção, confessa ter buscado uma linguagem estética não tão padrão para os episódios – existem, por exemplo, muitas cenas de "flash backs" e lembranças dos personagens, ou ainda de coisas que estão acontecendo somente em suas mentes e que o diretor resolveu mostrar ao público também. "Eu fui para as mesas de roteiro e acompanhei todo o processo. Isso fez muita diferença. Essa abertura para a participação do diretor interfere positivamente no resultado final.", afirma Araujo. O diretor trabalhou com textos assinados por três homens e uma mulher – "justamente para trazer esse outro ponto de vista" – explica Porchat.

Essa é a segunda série de ficção que o Porta dos Fundos lança após a aquisição do grupo pela Viacom a primeira foi "Borges", exibida em março de 2018. "A interferência que a Viacom faz nas nossas produções é a mesma de qualquer outro canal de TV por Assinatura. Temos liberdade total de criação, até mesmo porque o Porta se fez assim, e criamos uma relação muito natural.", garante Porchat, que defende ainda esse lançamento duplo na Pay TV, pelo Comedy Central, e no streaming, pela Amazon Prime Video. "É uma forma de alavancarmos nossa audiência, atingirmos um público diferente e talvez fomentarmos uma segunda temporada.", diz, adiantando que o último episódio de "Homens?" já deixará um gancho para uma nova leva, mas que sua realização ainda depende dos resultados de audiência.

Os episódios inéditos de "Homens?" vão ao ar semanalmente pelo Comedy Central, sempre às segundas, às 22h, com lançamento no CC Play ao término da exibição na TV e na Amazon Prime Video após 24 horas da transmissão. Além do conteúdo linear, há dois spin-off exclusivos semanais – "Canal do Pau" e "Stand Up do Pau" – de três minutos cada, estrelados por Rafael Portgual e exibidos no canal do Comedy Central Brasil no YouTube e no aplicativo CC Play. Os lançamentos estão marcados para 20 e 22 de março, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui