AGENDA
12/05/2022, 20:29

Festival do Rio 2022 anuncia datas e abre inscrições para a Première Brasil

O Festival do Rio, que neste ano realiza sua 24ª edição, acontecerá entre os dias 6 e 16 de outubro. 

Já estão abertas as inscrições para a Première Brasil. Os produtores brasileiros poderão inscrever seus filmes até o dia 30 de junho por meio do formulário. As produções selecionadas serão divulgadas até o dia 12 de agosto. 

"Em 2022, voltamos ao nosso mês tradicional de realização, em outubro. Neste ano viremos ainda mais fortes. Estamos felizes em preparar um festival robusto, de volta às nossas grandes edições. Nosso maior orgulho é ser o grande palco do cinema brasileiro com a Première Brasil", destaca em nota Ilda Santiago, diretora-executiva de programação do Festival do Rio.

Para 2022, o Festival do Rio conta com o patrocínio máster da Shell. À multinacional, se juntam nesta parceria a Prefeitura do Rio de Janeiro e a FUNARJ.

O Festival do Rio foi criado em 1999 e, desde então, se firmou como uma das principais mostras de cinema do calendário mundial e uma das maiores vitrines da produção brasileira. Em 2021, o evento voltou a acontecer de forma presencial. A Première Brasil contou com títulos premiados, como "Medusa", de Anita Rocha da Silveira (vencedor do Troféu Redentor de melhor longa-metragem de ficção); "A Viagem de Pedro", de Laís Bodanzky; e "Medida Provisória", de Lázaro Ramos, entre outros. 

Pela programação internacional – a mostra Panorama do Cinema Mundial -, ao longo de sua história o Festival do Rio já trouxe para o Brasil nomes como Louis Malle, Dario Argento, Masahiro Kobayashi, Stephen Frears, François Ozon e Luca Guadagnino, além de atores como Helen Mirren, Isabelle Huppert, Samuel L. Jackson, Forest Whitaker, Ricardo Darín e Willem Dafoe, entre muitos outros.

O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio, conta com o patrocínio máster da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Rio Filme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública e apoio da FUNARJ.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2022 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top