A Netflix anunciou uma série de mudanças tecnológicas em seu serviço para a experiência de consumo dos conteúdos da plataforma na TV. O objetivo das mudanças é oferecer um design que ajude os assinantes a encontrarem histórias para assistir. Em apresentação global, Eunice Kim, líder global de Produto da Netflix, e Elizabeth Stone, líder global de Tecnologia da Netflix, destacaram o uso de inteligência artificial (IA) e o design na interação das pessoas com a interface da Netflix.
"Quando começamos a pensar nesse projeto, queríamos criar uma experiência mais flexível para a variedade de conteúdos que oferecemos, mais responsiva às necessidades dos nossos assinantes e capaz de destacar os momentos mais emocionantes da Netflix", destacou Kim.
Entre as novidades, está a reformulação da página inicial para TVs, com um visual alterado, navegação e recomendações. Além disso, foi apresentado um teste de busca por IA no iOS, que permite comandos em linguagem natural como "quero algo leve e divertido" para facilitar a descoberta de histórias. No mobile, a Netflix desenvolveu recursos com vídeos curtos, para quem deseja explorar o catálogo e decidir o que assistir.
As mudanças são sustentadas por infraestrutura tecnológica e por mais de uma década de investimento em personalização, refletindo o compromisso da empresa com inovação. "A Netflix sempre teve uma superpotência: unir tecnologia de ponta com um entretenimento incrível", afirmou Stone. "Essas atualizações mostram como seguimos evoluindo para tornar a experiência cada vez mais fluida, personalizada e relevante".
Novidades nos recursos
Na nova interface, são destacadas informações para que os assinantes escolham o que assistir. Assim, podem focar no que torna cada história de interesse, com destaques como "Vencedor do Emmy" ou "#1 em Séries de TV".
Os atalhos para "Buscar" e "Minha Lista" ficavam no lado esquerdo da tela. Estarão no topo da página, onde ficam visíveis e acessíveis. Além disso, as recomendações na tela inicial serão relacionadas a humor e interesses do momento.
A experiência no celular também apresenta mudanças. A Netflix explorou maneiras de trazer IA para a experiência de descoberta dos assinantes, começando com uma função de busca no iOS em fase beta (com participação opcional). Isso permitirá buscar filmes e séries com frases em linguagem natural.
E, nas próximas semanas, a Netflix testará um feed vertical com clipes de filmes e séries "para tornar a descoberta mais fácil e divertida". A funcionalidade se assemelha à linguagem do feed das redes sociais. Os assinantes poderão tocar para assistir ao conteúdo completo, adicioná-lo à sua lista ou compartilhá-lo.