Realizadores do audiovisual das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm a oportunidade de apresentar seus projetos a importantes players do cenário nacional. O NordesteLAB está com inscrições abertas até 30 de maio para as Rodadas de Negócios, através do site.
Realizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, com parceria do YouTube, o NordesteLAB reúne em sua programação, além das rodadas de negócios, mesas temáticas, clínicas jurídicas, masterclasses e laboratório universitário. O evento será realizado de 5 a 8 de agosto, no Goethe-Institut, em Salvador (BA).
Esta edição do NordesteLAB reunirá empresas de distribuição, televisão e plataformas de streaming brasileiras, além de empresas internacionais com atuação no Brasil, que vão avaliar projetos audiovisuais, como curtas e longas-metragens, além de produtos seriados. Podem participar empresas produtoras audiovisuais independentes de qualquer porte com CNPJ, incluindo com registro MEI, com sede nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Já estão confirmados mais de 20 players, entre eles: Globoplay, Globo Filmes, Paramount Pictures Brasil, Paris Entretenimento, Warner Bros. Discovery, Vitrine Filmes, Downtown Filmes, Conspiração e GNT.
Em 2024, o evento reuniu profissionais do audiovisual de 14 estados das três regiões além de mais de 40 players, empresas voltadas para produção e distribuição de produtos audiovisuais. Só nas rodadas foram mais de 150 empresas inscritas, com 343 projetos enviados, e 276 reuniões realizadas.
O projeto NordesteLAB foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.