Primeiro FID:RIO – Festival Internacional de Cinema de Não Ficção do RJ acontece em maio

"Filhas da Noite", de Henrique Arruda e Sylara Silverio, é um dos títulos selecionados (Foto: Barretinho)

Entre sexta, 16, e domingo, 18 de maio, o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) recebe a primeira edição do FID:RIO – Festival Internacional de Cinema de Não Ficção do Rio de Janeiro, um panorama de filmes documentais autorais com propostas de narrativa e estética. Com entrada gratuita, o evento apresentará 14 produções inéditas na cidade, entre longas-metragens e curtas-metragens, dentro da mostra competitiva "Fricções do desejo: não ficções queer do cinema contemporâneo". São filmes com temática LGBTQIAPN+ do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, França, Grécia, Hungria, México e Portugal.

Nesta primeira edição, o FID:RIO proporciona um encontro com obras que contestam códigos morais, investigam diferentes condições de vida e questionam as normas tradicionais de gênero e sexualidade. São narrativas que desafiam a heteronormatividade e exploram a complexidade das identidades e experiências queer, com atravessamentos de raça, território, classe, corporeidades e outros marcadores sociais. Walter Tiepelmann assina a curadoria e Fernando Pocahy, Ana Fernandez Saiz, Kristina Konrad, Rafael Teixeira, Leonardo Edde, Maria Sucar, Cássio Starling Carlos e Marcelo Balbio são os jurados.

Em celebração ao mês do orgulho LGBTQIAPN+, em junho, o longa-metragem vencedor da mostra competitiva será exibido no dia 12 de junho, dentro do Festival Identidade em Cena, promovido pelo CCJF.

O FID:RIO é uma coprodução com os FIDBA — Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires, na Argentina, e #LINK – Encuento Iberoamericano de Cine Documental, também da Argentina.

Em paralelo ao FID:RIO, acontece entre esta terça, 13, e sexta, 16 de maio, a primeira edição do #LINK:RIO, oficina de cinema voltada para o desenvolvimento de projetos documentais com foco em cineastas do Rio de Janeiro. Desdobramento carioca do #LINK – Encuento Iberoamericano de Cine Documental da Argentina, o #LINK:RIO selecionou, por meio de convocatória, nove projetos com foco autoral e proposta narrativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui