RioFilme participa do Marché du Film com ações para fortalecer o audiovisual carioca

Rio de Janeiro (Foto: Riotur)

Começa nesta terça, 13, a 66ª edição do Marché du Film, evento de mercado que integra a programação do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que acontecerá de 13 a 21 de maio, na Riviera Francesa. O Brasil é o país homenageado do evento, e a homenagem comemora os dois séculos de relações diplomáticas franco-brasileiras.

Cumprindo a estratégia de internacionalização do audiovisual carioca, o Rio de Janeiro participa deste momento com uma série de ações no Marché du Film. A RioFilme será representada no Marché por seu diretor-presidente, Leonardo Edde, e o coordenador da Rio Film Commission, Daniel Celli. O Rio terá um estande no local que tem o objetivo de ser um espaço para encontros, reuniões, trocas e networking entre produtores cariocas e players internacionais. O endereço da RioFilme no Marché du Film é Palais -1 / 23.02.

Ações estratégicas 

A RioFilme programou uma série de ações, entre painéis, reuniões com entidades internacionais, assinatura de acordos e parcerias, e eventos de networking entre produtores cariocas e agentes do mercado internacional.

Além de gerar negócios entre as produtoras cariocas e os participantes do Marché, um dos objetivos da presença da RioFilme em Cannes é a atração de produções internacionais para filmarem na cidade, por isso um dos focos da empresa no evento é a divulgação do Cash Rebate oferecido pelo município, que permite que produtoras estrangeiras tenham um retorno de até 35% do valor investido nas filmagens na cidade.

""Corrida dos bichos", longa-metragem de Fernando Meirelles, Ernesto Solis e Rodrigo Pesavento, que está em fase de finalização, é um exemplo de projeto que contou com os recursos do edital de Cash Rebate 2024 da Prefeitura do Rio. O filme, coproduzido pela Prime Video, é uma distopia que se passa no Rio de Janeiro e tem o jogo do bicho como mote.

Encontros e parcerias internacionais

Dentre as ações da RioFilme, está prevista a assinatura de um acordo de cooperação entre a Rio Film Commission e a Location Managers Guild (LMGI), associação que representa produtores internacionais de locação – profissionais para atrair produções estrangeiras para a cidade. A LMGI é uma organização do segmento, e a expectativa é que com este acordo o Rio ganhe visibilidade no mapa dos produtores de locação estrangeiros. O documento será assinado no domingo, 18, às 16h, no Marché du Film.

Estão confirmadas ainda reuniões da RioFilme com Film Commissions internacionais, como a British Film Commission e a Film London para troca de experiências e aproximação para realização de iniciativas conjuntas. A Rio Film Commission é associada da Association of Film Commissioners International (AFCI), que comemora 50 anos em Cannes. A organização representa entidades do mundo inteiro e realizará um painel na programação do Marché du Film – "Driving production for 50 years". A proposta é falar sobre o trabalho e o legado da entidade, além de discutir o papel das Film Commissions para a indústria audiovisual. Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission, apresentará o trabalho realizado no Rio de Janeiro, que contribuiu para a cidade ser um destino de filmagens internacionais, em conjunto com outros órgãos e secretarias da prefeitura. O painel da AFCI acontecerá no sábado, 17, às 14h40 (horário local).

Fechando a pauta de aproximação com territórios, o Rio de Janeiro e a Région Sud (região sul da França, onde ficam Cannes e Nice, na França) se reunirão na quarta, 14; no mesmo dia, está previsto um encontro com o audiovisual holandês para debater parcerias – como por exemplo com o fundo de financiamento ao audiovisual Hubert Bals, gerido pelo Festival de Cinema de Roterdã.

Ampliando a promoção da indústria audiovisual carioca em Cannes, no sábado, 17, a RioFilme oferecerá um almoço de networking no Plage des Palms, restaurante do festival. O objetivo da confraternização é promover a interação entre a comitiva de empresas cariocas presente no festival e players internacionais. O almoço conta com a parceria do Festival do Rio e da Globo.

Rio Capital Mundial do Livro – Shoot the Book

No ano em que o Rio é Capital Mundial do Livro, a RioFilme apresentará, em parceria com o Institut Français, o painel "International adaptation markets: A focus on Brazil". A proposta é falar sobre a relação entre o cinema e a literatura por meio das adaptações cinematográficas. Leonardo Edde, diretor-presidente da empresa, conduzirá o debate com o convidado Rodrigo Teixeira, produtor de "Ainda estou aqui". A conversa terá também a participação da jornalista Marie-Charlotte Baoudour e do produtor Nicolas Picatto e será realizada na quinta, 15, a partir das 11h, no Pavillon des Cinémas du Monde – Institut français n°107, Marché du film, Village international.

Produções em destaque

Este ano, o Brasil está concorrendo à Palma de Ouro com o filme ""O agente secreto"", de Kleber Mendonça Filho, que será exibido no domingo, 18, às 19h30. Além disso, a produção carioca está representada na mostra Un Certain Regard com ""O riso e a faca"", coprodução internacional dirigida pelo português Pedro Pinho, que conta com mais de 30 profissionais brasileiros em sua equipe. A sessão acontecerá no sábado, 17, às 15h. Para completar, o Rio estará também na Semana da Crítica com o curta-metragem ""Samba infinito"", de Leonardo Martinelli, uma coprodução da RioFilme com a Baraúna Filmes. Ainda dentro da programação oficial do evento, o cinema carioca será representado em uma homenagem ao cineasta Cacá Diegues, dentro da mostra Classics. Na programação, será exibido o longa-metragem produzido pela Coqueirão Pictures "Para Vigo me voy!", de Lírio Ferreira e Karen Harley, com sessão na segunda, 19, às 16h15.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui