Na última quinta-feira, 11 de julho, foi lançada oficialmente a plataforma de streaming Minasplay, em um evento no prédio da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais. A fachada lateral do prédio se tornou uma tela e, do mirante do edifício, o público assistiu a filmes produzidos no estado. Sessão comentada e anúncios de políticas audiovisuais e parcerias completaram a programação da noite.
A Minasplay surge substituindo o serviço de streaming EMCplay, ambos gerenciados pela Empresa Mineira de Comunicação (EMC). A nova plataforma conta com filmes, séries e espetáculos para todas as idades, oferecendo, também, a programação ao vivo da Rede Minas e atrações da TV pública. "O streaming público vai oferecer mais 200 novas produções contempladas pelos editais da Lei Paulo Gustavo, Curtas do Interior e do Prêmio de Exibição EMC 2024", detalhou o presidente da EMC, Gustavo Mendicino.
Os curtas "Cyntia", de Rafael Diniz Marques Gontijo, e "Mina e Elvira", de Rayanne Vieira e Israel Dilean, abriram a noite de lançamento, com sessão comentada. Na ocasião, também foi anunciada a iniciativa de levar esses e outros filmes para o interior do estado. "Vamos dar início à Mostra Itinerante Minasplay, um festival que a gente vai fazer durante o ano ocupando os cinemas das cidades do interior de Minas com o material do audiovisual mineiro da Minasplay", contou Mendicino.
O lançamento da Minasplay aconteceu no prédio da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais. O lugar escolhido celebrou o início da colaboração entre a EMC e a UEMG. Na oportunidade, foi assinado um acordo de cooperação entre as duas instituições que vai permitir o compartilhamento de competências para valorização da educação e da comunicação do governo do estado. A iniciativa de união entre EMC e UEMG proporcionará um intercâmbio de recursos técnicos, humanos e de infraestrutura, prevendo o compartilhamento e a divulgação de conteúdos entre as duas instituições.
O acesso à plataforma de streaming pública é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.