"Assalto à Brasileira", livremente inspirado na história do roubo à agência Banestado, em Londrina, nos anos 80, é o novo projeto da Galeria Distribuidora. Com direção de José Eduardo Belmonte ("Uma Família Feliz"), o longa-metragem é baseado no livro homônimo de Domingos Pellegrini e roteirizado por L.G. Bayão ("Aumenta que é Rock and Roll").
O projeto foi desenvolvido pela Galeria Distribuidora e é uma coprodução entre a Galeria e a Santa Rita Filmes e o Grupo Telefilms. As filmagens do longa terão início no quarto trimestre de 2024. A trama do filme acompanha o desenrolar do assalto e suas consequências. A história tem início no dia 10 de dezembro de 1987, quando sete homens invadiram o prédio do Banestado, a maior agência bancária de Londrina, no Paraná. No dia, centenas de pessoas foram feitas de reféns e do lado de fora do banco – por sinal, uma plateia torcia para os assaltantes. O assalto é um dos crimes mais famosos da cidade e ganhou repercussão nacional.
Vale observar que as produções que contam histórias de grandes crimes que aconteceram no Brasil seguem se mostrando uma tendência do audiovisual nacional. Entre os títulos mais recentes, estão séries como "Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo" (Max), "Flordelis: Em Nome da Mãe" (Max), "Flordelis: Questiona ou Adora" (Globoplay), "Pacto Brutal – O Assassinato de Daniella Perez" (Max) e "João Sem Deus: A Queda de Abadiânia" (Globoplay), além dos filmes "O Sequestro do Voo 375" (Disney+) e os três filmes que tratam do caso Von Richthofen – "A Menina que Matou os Pais", "O Menino que Matou Meus Pais" e "A Menina que Matou os Pais: A Confissão" – todos produzidos pela Santa Rita Filmes, que assina agora a coprodução desse novo longa da Galeria.
Ainda dentro da temática, a Santa Rita está produzindo o filme Original Amazon "Maníaco do Parque" e a série documental exclusiva "Maníaco do Parque: A História Não Contada", ambas com previsão de estreia ainda em 2024.