Nova plataforma da Comscore integra métricas digitais e sociais e acompanha a rápida evolução das plataformas

Nesta semana, a Comscore anunciou o lançamento da plataforma Comscore Total Digital nos mercados do Brasil, México, Argentina e outros países da América Latina. A ferramenta inédita integra métricas digitais – como propriedades web, apps e sites – com métricas sociais – Facebook, Twitter, YouTube e Instagram – trazendo mais agilidade e precisão para as análises. 

Por meio de painéis intuitivos, a solução permite monitorar todo o cenário competitivo de maneira integrada, economizando horas de trabalho. O sistema opera uma inteligência digital completa, que conecta informações de sites, dispositivos móveis e redes sociais, atendendo tanto demandas dos profissionais de marketing quanto dos publishers e criadores de conteúdo.

Por enquanto, as métricas digitais e sociais são apresentadas ao cliente de forma isolada. "Neste momento, você pode ver de um lado as métricas digitais e, do outro, as métricas sociais. Nós estamos trabalhando em uma integração para um futuro próximo, onde você poderá ver o alcance estendido da  audiência. Hoje, estamos exibindo em apenas um dashboard os dados para entender as audiências digital e social juntas", explicou Ingrid Veronesi. diretora sênior da Comscore para Brasil, com exclusividade para TELA VIVA. "Profissionais do marketing, publishers e criadores de conteúdo ainda têm dificuldades diante das fontes de informação, pois existem inúmeras ferramentas para diversas métricas, e o que estamos fazendo é integrar as métricas que realmente importam para que as empresas possam tomar decisões melhores", completou. 

Sobre a periodicidade com a qual a plataforma entrega as métricas, a executiva pontuou: "Atualmente, o relatório é mensal mas, como podemos coletar dados diários das nossas ferramentas de social, agora é possível visualizar diariamente os dados sociais e, mensalmente, os dados do relatório integrado Total Digital. Há também planos para reduzir a periodicidade dos relatórios". 

Ingrid Veronesi é diretora sênior da Comscore para o Brasil

Identificando tendências 

A Comscore Total Digital também permite identificar as principais tendências na internet, em plataformas como TikTok, Instagram, Twitch e outras, gerando insights para criação de conteúdo e publicidade em todas as redes. Além disso, ajuda a avaliar o impacto das estratégias de mídias sociais e influenciadores com a apresentação de gráficos lado a lado e painéis inteligentes, compartilháveis e de fácil utilização.

"A plataforma permite que os profissionais vejam que tipo de conteúdo é mais relevante nas diferentes plataformas, assim eles podem sempre acompanhar as tendências mais relevantes para definirem suas estratégias de marketing", pontuou Ingrid. "Diante da necessidade de inteligência digital completa em diferentes ambientes da web, a Comscore visa, com essa inovação, revolucionar o uso de insights por meio de uma plataforma de relatórios integrada, com interface intuitiva e atualização em tempo real. A Comscore Total Digital chega ao mercado para garantir que os profissionais tenham um trabalho mais eficiente", acrescentou. 

Intensificando o poder das métricas 

Entre as suas aplicações, a Comscore Total Digital fornece análises de mídia social sobre o desempenho da audiência, conteúdo e ações em cada plataforma individualmente. Estes indicadores trazem informações sobre canais onde o público passa a maior parte do tempo, mostram onde o volume de conteúdo está concentrado e indicam quais plataformas impulsionam o maior envolvimento. Os relatórios integrados revelam, ainda, uma perspectiva demográfica, de persona e em escala sobre o público em diferentes plataformas, contribuindo para tomadas de decisão mais assertivas e direcionadas. Além disso, para entender a diversidade da audiência em um nível mais profundo, o sistema mostra os perfis dos principais consumidores de uma marca juntamente com suas respectivas classificações.

Por meio da Comscore Total Digital, também é possível examinar o tráfego de entrada e saída nas propriedades digitais, incluindo o tráfego de mídia social direcionado – que indica onde os visualizadores do site navegam antes e depois de acessa-lo. As visualizações de dados de conteúdo social permitem ainda um aprofundamento nas tendências dos posts e nas ações em torno das principais palavras-chave de determinada marca, identificando com que o público interage para otimizar a criação de conteúdo. 

Outra funcionalidade da Comscore Total Digital é a medição da afinidade e engajamento social entre plataformas da marca e categorias de interesse do público, o que permite identificar novos alvos para campanhas ou parcerias. 

As ferramentas das redes sociais evoluem rapidamente e quase que diariamente surgem coisas novas. No entanto, a plataforma da Comscore está preparada para acompanhar esse ritmo. "Foi anunciado recentemente que também poderemos medir o Reels do Instagram, por exemplo. Nós acompanhamos as  tendências do que as audiências estão usando nas mídias sociais e fornecemos insights para que as empresas possam criar excelentes conteúdos e estratégias para alavancarem o crescimento de suas marcas. A rápida evolução das ferramentas de redes sociais e da audiência digital faz com que o público não espere muito tempo para que mudanças e estratégias sejam implementadas, por isso a inovação precisa ser constante", concluiu a diretora. 

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