Série "República dos Juízes" estreia em 24 de agosto na TV e no streaming

A série documental "República dos Juízes" terá sua estreia no dia 24 de agosto, quarta-feira, às 21h, com transmissão nacional no canal CineBrasilTV e acesso por streaming na Claro tv+. A cada semana, um novo episódio será veiculado, sempre às quartas. 

Idealizada por Jean-Claude Bernardet, dirigida pelo cineasta Eugenio Puppo e com co-direção de Cédric Fanti e Hugo Leonardo, a série apresenta um panorama de alguns eventos centrais do universo da política brasileira – como a promulgação da Constituição de 1988, o julgamento do Mensalão e a Operação Lava-Jato – para abordar o fenômeno da crescente participação do poder Judiciário na configuração atual do poder no país.

Após o documentário "Sem Pena" (2014), vencedor dos prêmios de Melhor Longa-Metragem do Júri Popular no 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e Melhor Documentário do Ano pela Crítica no 41º SESC Melhores Filmes, a equipe da Heco Produções retorna ao universo dos tribunais, processos e togas para analisá-lo sob um novo aspecto: sua relação com os outros poderes e a opinião pública. "República dos Juízes" é uma série dividida em cinco episódios – "Poder", "Controle", "Vaidade", "Abuso" e "Corrosão". Cada um deles é focado em um aspecto do Poder Judiciário, buscando entender o crescente empoderamento de juízes e promotores nas diversas instâncias do sistema de justiça.

"República dos Juízes" chama a atenção para os possíveis excessos das práticas de alguns personagens desse sistema e propõe reflexões acerca da relação entre o ganho de poder das instituições jurídicas e a gradual corrosão da democracia brasileira. Joaquim Barbosa, Rodrigo Janot, Deltan Dallagnol e Sérgio Moro aparecem como figuras determinantes neste processo, mas a série pretende ir além, identificando problemas estruturais deste universo que contribuem para aprofundar as disfunções da Justiça.

A narrativa é conduzida por depoimentos de alguns dos mais importantes cientistas políticos e especialistas em Direito do país, como Conrado Hübner Mendes, Rogério Arantes, Christian Lynch, Marjorie Marona e Glenda Mezarobba. Muitos outros participaram da série na etapa de pesquisa e auxiliaram na construção dessa narrativa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui