Ex-executivo da Telemar renuncia ao conselho da Oi

A Oi anunciou por meio de fato relevante nesta segunda-feira, 12, a saída de Marcos Grodetzky do conselho de administração da companhia. No breve comunicado, a empresa não cita motivos, mas aponta que o executivo entregou a renúncia na última sexta-feira, 9. O executivo tinha passagens anteriores pelos bancos Safra, Citibank e Unibanco, e em 2003 acumulou a diretoria financeira e a de relações com investidores da Telemar, por onde ficou por três anos.

Em 2008, foi réu do julgamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no processo que investigava irregularidades na venda da Oi para a Telemar em 2003. Naquele mesmo ano, recebeu uma advertência da CVM (com outros seis executivos) por não ter agido com a devida diligência na análise da operação em questão. A advertência é uma pena leve, mas que conta como agravante em caso de reincidência.

Durante o período longe das telecomunicações, o executivo acumulou passagens pela Editora Abril e pela organização sem fins lucrativos União Israelita Brasileira do Bem Estar (Unibes). Em setembro do ano passado, a Oi o indicou como suplente da nova conselheira, a sócia da consultoria financeira Gladwyne Partners, Robin Bienenstock. Em junho deste ano, Grodetzky assumiu a posição de Bienenstock, que pediu renúncia logo após a saída de Bayard Gontijo da presidência da operadora.

Grodetzky era um dos nomes dos quais o grupo Société Mondiale, ligado ao empresário Nelson Tanure, pedia o afastamento do conselho de administração, além de outros conselheiros ligados à portuguesa Pharol SGPS (antiga Portugal Telecom). A assembleia para deliberar sobre o afastamento desses membros, contudo, foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça na semana passada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui