Uma assembleia com a participação de 97 profissionais atuantes na direção de filmes publicitários realizada em novembro de 2023 marcou a fundação oficial da "ABDC – Associação Brasileira de Diretoras, Diretores e Diretories de Cena". E, agora, a ABDC se lança oficialmente ao mercado. A associação tem como objetivo zelar pelos interesses e direitos de todas as pessoas diretoras do mercado publicitário. Buscando o diálogo constante com todos os players da indústria, procura promover melhores práticas profissionais para que pessoas, em diferentes estágios de carreira, possam exercer seus ofícios em melhores condições de trabalho, realizando, assim, filmes melhores e mais criativos para toda a cadeia produtiva.
Por cerca de três anos, profissionais se mobilizaram para que o movimento ganhasse força, estrutura e embasamento. Antes da assembleia, a semente de uma ideia já estava germinando. Uma comissão inicial de trabalho deu início a uma série de encontros para estudar e debater formatos que culminou no desenvolvimento de um estatuto sólido e na redação de um código de ética que refletisse os principais valores desejados.
A adesão foi crescendo até que houve a assembleia. No mesmo dia de sua fundação, a associação também elegeu sua a primeira diretoria: Georgia Guerra-Peixe (Joca), Hanna Batista e Carlão Busato na presidência; Guilherme Petry e Pedro Tejada na diretoria financeira; Lu Villaça e João Papa na diretoria de pessoas associadas; e a dupla 2Vilão (Mary Abrantes e Peri) e Caio Rubini na diretoria de comunicação. Toda diretoria trabalha de maneira voluntária.
Algumas causas principais da ABDC já estão sendo debatidas e organizadas em quatro diferentes comissões de trabalhos: "Comissão de Tratamentos", "Comissão de Boas Práticas", "Comissão de Inteligência Artificial" e "Comissão de Políticas Antiassédio e Descriminações".
Com menos de um ano de operação, a ABDC já conta com a associação de mais de 140 profissionais de diferentes estados, em diversos estágios de carreira e que atuam nas principais produtoras do país. As inscrições para se associar estão abertas a quem tiver interesse de participar. O acesso é feito pelo site, onde há a documentação prevista no estatuto para o ingresso da pessoa profissional interessada. Entre os valores das mensalidades, há duas opções solidárias destinadas a pessoas que, no momento, não podem arcar com o pagamento integral.