27º Festival Mix Brasil acontece de 13 a 20 de novembro, em São Paulo

Entre os dias 13 e 20 de novembro, São Paulo recebe a 27ª edição do Festival Mix Brasil. Com o tema "Persistir", o evento, que é focado em diversidade, traz 110 filmes de 26 países, além de teatro, música, literatura, VR, laboratório audiovisual, conferência e o Big Mix Jam 4Diversity/Game Jam da Diversidade. Todas as atividades têm entrada gratuita.

O Festival abre para convidados no dia 13 com exibição no Auditório Ibirapuera do filme francês, inédito no Brasil, "Retrato de Uma Jovem Em Chamas", de Céline Sciamma, vencedor da Queer Palm e Melhor Roteiro em Cannes. Ainda na abertura, a cantora e compositora Marina Lima será homenageada com o prêmio "Ícone Mix".

Com o maior número de estados já representados, a Mostra Competitiva de Longas Nacionais deste ano reúne Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os selecionados que concorrerão ao Coelho de Ouro, alguns fazem a première nacional no Festival, como "Música Para Morrer de Amor", de Rafael Gomes; "Uma Garota Chamada Marina"; de Candé Salles; "Transamazonia", de Renata Taylor, Débora Mcdowell e Bea Morbach; "Eu, Um Outro", de Silvia Godinho; e "A Batalha de Shangri-lá", de Severino Neto e Raphael de Carvalho. Neste ano, há ainda o panorama Vozes do Brasil Real, com quatro longas que relatam as vivências de diferentes populações ignoradas ou marginalizadas do nosso país. Os títulos são "Que os Olhos Ruins Não Te Enxerguem", de Roberto Maty; "Rua Guaicurus", de João Borges; "Tente Entender o Que Tento Dizer", de Emília Silveira; e "Um Filme de Verão", de Jô Serfaty.

Enquanto isso, o Panorama Internacional traz filmes inéditos no país, como "Matthias e Maxime", o novo filme de Xavier Dolan; "O Príncipe", de Sebastián Muñoz, que recebeu o Leão Queer no Festival de Veneza; e "E Então Nós Dançamos", de Levan Akin, escolha da Suécia para representar o país no Oscar de filme estrangeiro. Já "Breve História do Planeta Verde", de Santiago Loza, premiado com Teddy de melhor filme em Berlim, é inédito em São Paulo e será representado no evento pela sua protagonista, a atriz Romina Escobar. A lista conta ainda com filmes premiados como "O Chão Sob Meus Pés", de Marie Kreutzer; "Port Authority", de Danielle Lessovitz; "Rumo às Estrelas", de Martha Stephens; "Jonathan Agassi Salvou Minha Vida", de Tomer Heymann; "Monstros", de Marius Olteanu; "Normal", de Adele Tulli; "Os Membros da Família", de Mateo Bendesky; "Segunda Estrela à Direita", de Ruth Caudeli; entre outros.

O Festival traz ainda o programa "Mundo Mix Holanda", seleção especial da recente produção do país europeu realizada em parceria com o festival Roze Filmdagen. Dentro dessa programação, está a websérie "Anne+", com presença da protagonista Hanna van Vliet, que fala sobre o cotidiano de uma jovem lésbica de Amsterdã; "Galore", documentário intimista sobre a famosa drag da cena europeia Lady Galore; e uma sessão de curtas metragens "Dutch Delights".

Pelo quarto ano, o Mix Brasil promove o MixLab Spcine, encontro voltado ao intercâmbio de experiências. Nesta edição, profissionais da Spcine dialogam sobre o papel da empresa como fomentadora dos projetos audiovisuais paulistas. A parceria com a Spcine também contará com uma vitrine exclusiva de destaques do festival dentro da plataforma Spcine Play durante 30 dias a partir do início do evento.

A agenda segue com atrações que envolvem teatro, música, literatura, conferência, games, e pela primeira vez no festival, realidade virtual. Serão exibidos, no Foyer do Centro Cultural de São Paulo, os filmes "Max (VR)", de Richard Schut, e "Ela Voa Com Suas Próprias Asas" de Jesse Ayala. A programação completa está disponível no site do evento.

Com direção de André Fischer e direção executiva de Josi Geller, o 27° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontece no CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Spcine Olido, MIS, Centro Cultural da Diversidade, Biblioteca Mário de Andrade e Auditório Ibirapuera. O evento, que é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cidadania, conta com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, o patrocínio do Itaú, Spcine e Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural de SESC-SP E Biblioteca Mario de Andrade; apoio institucional do Itaú Cultural, Dot Cine, Ctav, Mistika e promoção do Canal Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui