No último mês, chegou oficialmente ao mercado a produtora Três na Gangorra, fundada por Miguel Falabella, Suppa e Filipe Fratino. Voltada para a criação, produção e pós-produção de conteúdo de marca, entretenimento e publicidade, a companhia, que em seu lançamento já tem grandes cases em seu portfólio, atua com desenvolvimento de projetos proprietários originais ou feitos sob demanda seguindo necessidades específicas de seus clientes, sejam corporações – e suas marcas -, canais de televisão ou plataformas de streaming.
Os sócios da Três na Gangorra são amigos há décadas e, agora, decidiram unir forças e suas experiências. Falabella é roteirista, ator, diretor, produtor e curador de conteúdo; Suppa é ilustradora, escritora e diretora artística; enquanto Fratino é publicitário, produtor e diretor de cena. "Os três sócios somam suas expertises em cada novo projeto. Miguel é um grande showrunner – ele cria, conceitua, dá o tom, escreve os roteiros, além de bilhar atuando e cantando. Suppa tem um estilo marcante nas suas ilustrações e direção de arte. E eu somo minha experiência como produtor executivo e diretor geral para levantar cada projeto, desde o planejamento até a execução e entrega de alta qualidade. Também trabalho a relação da produtora com as TVs, plataformas de streaming, agências e clientes. São três expertises complementares, mas todas as decisões são tomadas em conjunto", contou Filipe Fratino, da Três na Gangorra, em entrevista exclusiva para TELA VIVA.
Fratino explicou que a empresa conta com uma equipe fixa de produção – um núcleo central de coordenador e produtores – e, na pós-produção, uma equipe fixa de animadores. "Foi essa equipe e estrutura que viabilizou a criação do Canal da Charlotte, projeto permanente da produtora que já lançou mais de 80 episódios de animação 2D com a nossa personagem Charlotte e sua turma. Essa mesma equipe produziu 22 episódios da Charlotte para o Disney Jr., colocando a série entre as dez mais vistas no canal. Temos muito cuidado no acabamento de nossos produtos e sempre estamos envolvidos no fechamento de cada episódio. Por isso essa estrutura de pós-produção é muito importante para nós", afirmou.
Entretanto, quando o trabalho é maior, a produtora faz uma expansão de acordo com as necessidades – é o que aconteceu com o projeto "Família Pharmaco", websérie em animação 2D feita sob encomenda para a Hypera Pharma. "Só na etapa de pré-produção nossa equipe chegou a ter mais de 20 pessoas desenvolvendo diversas tarefas. Durante a produção e animação, este time chegou a mais de 35 pessoas. Como 'Família Pharmaco' começou a ser produzida em plena pandemia, praticamente todos trabalharam de suas casas, o que possibilitou ter acesso a talentos de diversas regiões do Brasil. Nosso produtor de linha é de Ponta Grossa, o diretor de Animatic mora em Jundiaí, nossa assistente de produção mora em Fortaleza, nossa cenarista é do Rio de Janeiro e os animadores estão tanto em São Paulo quanto em muitas outras cidades do Brasil. Usamos muitas ferramentas digitais – como Discord e Frame.io – para coordenar a equipe, e a experiência está sendo muito rica. Já entregamos sete episódios que já estão sendo exibidos e estamos na reta final para concluir a primeira temporada", comemora o produtor.
Há ainda uma equipe fixa que coordena os talentos – como o elenco de vozes de "Família Pharmaco", que conta com nomes como Marisa Orth, Alessandra Maestrini, Cininha de Paula, Stella Miranda e Adriano Tunes, entre outros. O próprio Falabella faz vozes de personagens em ambos os projetos – "Família Pharmaco" e o Canal da Charlotte. "Achamos importante ter essa estrutura que nos permite criar, desenvolver e ter excelência no acabamento. Mas sempre agregamos talentos maravilhosos de todas as áreas que enriquecem muito nossos projetos", pontuou Fratino.
Atuação com as marcas
A Três na Gangorra já trabalha bastante com conteúdos audiovisuais para marcas. Fratino detalha: "Com Charlotte, já realizamos projetos de sucesso para Bradesco e Alpargatas. E fizemos um projeto muito bonito para a Prefeitura de São Paulo focado na Volta às Aulas".
No ano passado, a Hypera Pharma convidou Miguel Falabella para ser curador criativo da marca e seus produtos. "Criamos e realizamos dois projetos: 'Saber Não Ocupa Espaço', uma websérie que fala sobre história, cultura e curiosidades de uma maneira leve e bem humorada, e 'Família Pharmaco', um desenho animado de humor ácido para adultos. Estamos desenvolvendo novos projetos com o time da Hypera Pharma e teremos muitas boas novidades em breve. Nossa relação com a Hypera Pharma é bárbara e temos um contrato de exclusividade com eles para o setor farmacêutico e de dermocosméticos", revela. "Mas marcas de outros setores já se mostraram interessadas em falar conosco sobre futuras produções", completa o sócio da Três na Gangorra.
Planos para internacionalização
A internacionalização já está no radar da produtora – e, segundo Fratino, é um dos principais objetivos: "Estamos trabalhando para coproduzir a segunda temporada de 'Charlotte' com parceiros no Canadá. Eu, pessoalmente, já montei várias coproduções no Canadá e tenho muitas relações neste mercado".
Além disso, Falabella criou uma série live-action que se passa na Paris dos anos 1980 e, de acordo com o sócio, uma coprodução internacional é fundamental para a sua realização: "Estamos falando com parceiros tanto em Quebec quanto na França e um streaming de porte já se mostrou interessado. São processos que levam tempo, mas trabalhamos diariamente para obter sucesso".