Em comemoração aos 200 anos do Senado Federal, será lançada nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, às 18h, em Brasília, a série documental “Senado, a História que transformou o Brasil”, produzida pela TV Senado e pela TV Cultura, com direção de Luiz Bolognesi, co-direção de Laís Bodanzky e apresentação da atriz e cantora baiana Larissa Luz.
Durante o lançamento, será exibido, em avant première, o primeiro episódio da série, que explica como a política acontece no dia a dia e aborda o impacto, para a política e para a vida social brasileiras, das 18 vezes que o Parlamento brasileiro foi fechado; o papel do Senado na estabilização democrática; e a escuta das demandas da sociedade, seja de forma direta ou por meio de grupos organizados.
Estarão presentes o primeiro-secretário, senador Rogério Carvalho, presidente da Comissão Curadora dos 200 anos do Senado; a diretora de produção da TV Cultura, Paula Cavalcanti; o professor e historiador Antonio Barbosa; a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, e a diretora de Comunicação Social, Érica Ceolin. A entrada é franca.
A estreia em canal aberto será no dia 15 de novembro, às 21h, na TV Senado, com exibição às sextas e sábados; e, às 22h, na TV Cultura, após o “Jornal da Cultura”, com exibições às quartas-feiras. Dividida em sete episódios de 52 minutos, também estará disponível no aplicativo Cultura Play para celulares e smart TVs.
A data da estreia, o Dia da Proclamação da República, foi escolhida por marcar o fim do Poder Moderador, com a instalação de um regime que passa a compartilhar o poder entre diferentes instituições, especialmente após a Constituição de 1891, colocando o Brasil nos trilhos da construção democrática.