O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai homenagear, em cerimônia no Teatro Sérgio Cardoso, no dia 14 de dezembro, representantes do setor cultural que se destacaram ao longo de 2021 por suas realizações. Trata-se do tradicional Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, criado em 1950. A realização vencedora de cada uma das 15 categorias receberá o prêmio de R$ 30 mil.
Nesta edição, foram indicados cinco finalistas para cada uma das 15 categorias. Os ganhadores receberão, além do prêmio em dinheiro, um troféu.
O processo de escolha dos premiados é dividido em 3 etapas. Primeiro, um júri formado por dez pessoas indicadas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, propõe – cada membro – cinco realizações de grande relevância para a cultura e a economia criativa de São Paulo em 2021 e os respectivos responsáveis por cada uma dessas realizações nas categorias descritas.
Na segunda etapa, o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, e o presidente do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fernanda Feitosa, selecionam, a partir das indicações feitas pelo júri na etapa anterior, quais serão as cinco realizações finalistas em cada categoria e seus respectivos responsáveis. Por fim, o governador Rodrigo Garcia, definirá os premiados em cada uma das categorias descritas, sendo uma realização ganhadora para cada categoria.
Haverá, ainda, homenagens ao produtor cultural Sérgio Ajzenberg, a Emanoel Araújo, ex-diretor do Museu Afro-Brasil, e ao jornalista Jorge da Cunha Lima, que faleceram em 2022, além do arquiteto Ruy Ohtake, no fim de 2021.
Há grandes nomes do setor audiovisual e áreas correlatas entre os indicados. Kiko Mistrorigo e Célia Catunda, por exemplo, concorrem na categoria Iniciativas Culturais para Crianças e Adolescentes pelo conjunto de atividades da produtora TV Pinguim. Danielle Nigromonte, pelo conjunto de atividades da plataforma #CulturaEmCasa, foi indicada na categoria Comunicação Cultural. Olga Rabinovich, pela realização do Projeto Paradiso, disputa em Formação e Capacitação em Cultura. Zita Carvalhosa, pela realização do Festival Internacional de Curtas de São Paulo, concorre na categoria de Mostras, Festivais, Mercado e Eventos Culturais.
A lista completa de indicados e categorias está disponível no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.