As recentes mudanças estruturais na Warner Bros. Discovery (WBD) e Comcast refletem a necessidade de adaptação contínua em um mercado de mídia em constante transformação e mostram que o jogo agora é manter-se pronto para a próxima mudança.
Ambas as empresas passaram por um doloroso e longo processo de adaptação para enfrentar a concorrência do modelo disruptivo do streaming. A metamorfose que entra em curso não é para corrigir uma estratégia equivocada, mas a evidência de que os negócios da mídia agora são fluídos, assim como os de qualquer outra indústria no meio digital.
A competição acirrada no mercado de streaming exige investimentos pesados em conteúdo original, tecnologia e marketing. As empresas de mídia buscam maior eficiência e lucratividade para se manterem competitivas.
Já a TV linear, embora ainda relevante, enfrenta desafios crescentes. Seu papel ainda é importante no mercado de mídia, especialmente em eventos ao vivo como notícias e esportes. A separação de unidades de negócio permite que essas empresas explorem novas possibilidades, como a venda de ativos, a criação de parcerias estratégicas e a entrada em novos mercados, além de otimizar a alocação de recursos e a busca por eficiência.
O modelo de negócio vencedor de longo prazo não existe mais. Em um cenário de constante mudança, a flexibilidade é essencial para a sobrevivência.