CINEMA
13/01/2022, 16:50

"Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, é exibido no Festival de Tiradentes

Entre os dias 21 e 29 de janeiro acontece o 25º Festival de Tiradentes, em que o longa-metragem "Os Primeiros Soldados", de Rodrigo de Oliveira, será exibido na Mostra Olhos Livres e vai concorrer com o Júri Popular e também será avaliado pelo Júri Jovem. Produzido pela capixaba Pique-Bandeira Filmes, o filme tem Johnny Massaro, Renata Carvalho e Vitor Camilo como protagonistas e se passa em Vitória – Espírito Santo no ano de 1983, quando a primeira onda da epidemia de AIDS arrebata dois rapazes gays e uma mulher transexual, que se unem na tentativa de sobreviver ao temido e desconhecido vírus. Ainda no elenco, Clara Choveaux, Alex Bonini e Higor Campagnaro.

Rodado poucos meses antes do início da pandemia, o filme traz essa realidade da comunidade LGBTQIA+ que, no início da década de 80, já sofria fortemente com a marginalização e a iminência da violência e que passa a lidar com uma nova camada de opressão com a chegada do desconhecido vírus que era, preconceituosamente, denominado "vírus gay". O desespero com a falta de informação, a exclusão social ainda maior e até mesmo o descaso e despreparo do sistema de saúde ao lidarem com a situação, eclodiu em uma epidemia que matou milhares e aumentou ainda mais a homofobia. De forma poética e sensível, "Os Primeiros Soldados" expressa essa angústia e também essa união da comunidade, que só podia se proteger entre si enquanto eram vistos como ameaças – sendo eles os maiores ameaçados. Assista ao trailer: 

A exibição será presencial em Tiradentes e está agendada para o dia 28 de janeiro de 2022, sexta-feira, às 18h, no Cine-Tenda.

Comentários

Nenhum comentário para esta notícia.

Deixe o seu comentário!

© 1996-2021 Save Produções Editoriais. Todos os direitos reservados.
Top